quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Faltam 25 dias para o Natal


Estamos a 25 dias do Natal! Não sei como é que as coisas estão a ir por vossas casas, mas aqui há coisas já muito adiantadas e outras mal começadas!

Tarefs de Natal:
Casa decorada a preceito!
Calendário de Advento pronto a estrear amanhã!
Presentes comprados e embrulhados - faltam só dois!
Tudo a postos para a decoração dos cabazes de Natal - faltam etiquetas!
Cabazes de Natal - só há compotas, geleias e marmelada feitas.
Postais de Natal - por mandar fazer e enviar

De qualquer maneira, por aqui, estamos com tudo dentro dos timmings previstos! Porque além do natal propriamente dito, há os workshops quase todo os fins de semana, e tem havido uma reviravolta cá em casa, porque há que começar a organizar o quarto no novo membro, e do novo quarto dos dois mais crescidos que passam a ir dormir juntos. E a tudo isto eu, cada vez mais enorme, e cada vez a sentir-me mais cansada e com menor mobilidade! Por isso este ano houve coisas que se começaram a organizar mais cedo, e outras que vão ser mais simplificadas.

O que realmente me “preocupa” são os cabazes de natal, que ainda mal comecei. Sei que este ano vou simplificar algumas coisas e repetir muitas ideias de outros anos. Provavelmente em vez de editar e mandar imprimir as etiquetas vou fazer etiquetas à mão, numa versão mais rústica.
Os postais de natal estão à espera de um momento em família para tirar uma foto e depois basta mandar imprimir no sítio do costume, escrever mensagens e enviar, mas isso também faz parte de algumas das nossas actividades do calendário de advento.
Entretanto numa ida ao shopping descobri mais uma vez na loja Flying Tiger, além de umas coisas decorativas giras de Natal, mais embalagens de natal a preços óptimos para algum mimo dos cabazes, como bolachinhas e afins e trouxe algumas comigo, por serem realmente em conta  - packs de 6 caixinhas a 1 euro, por exemplo -  e fazerem toda a diferença nos cabazes (se quiserem ver basta irem à minha conta de instagram: https://www.instagram.com/joanaroque78/) Se ainda andam à procura de coisas aqui fica a dica.


E como vão os vossos preparativos?

11 comentários:

  1. Olá Joana,
    Cá por casa nem enfeites há! Para os cabazes, há ideias, mas nada concretizado :( As páginas marcadas no livro " Presentes com um sabor especial" já existem mas... Começo a pensar se as bolachas não ficam moles, se os discos de chocolate não começam a ganhar a humidade e a ficarem "languenhentos", se a granola não perde aquele crocante que tanto gosto... Já não sei se tudo isto é medo ou preguiça...
    Beijinhos e votos de um feliz natal para toda a família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lipa!
      Não todos entramos ainda me modo Natal.
      Mas quanto aos cabazes de natal, e quando deve preparar as coisas, o "calendário" planificador que o livro tem específico para os presentes de comer, elucida-a quando deve fazer cada uma das coisas, sem problema de as deixar estragar ou não entregar em condições.
      Basta ir lá ver e esclarecer as dúvidas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Obrigada Joana (shame on me)...
    Isto é o que dá só vermos a parte das coisas doces. Vemos as partes e não olhamos para o todo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu sinto-me muito atrasada! Este fim-de-semana vou começar com as compotas, já testei duas receitas de bolachas (tenho sempre receio quanto à durabilidade das mesmas...), já coloquei as decorações de Natal, e amanhã também se estreia o calendário do advento!

    Mas ainda ando meio perdida... Espero organizar-me este fim-de-semana, fazer uma lista final do que vou fazer e oferecer a quem (a nível de cabazes), para poder ver o que me falta comprar. A Tiger tem sido a minha melhor amiga e é paragem semanal obrigatória nesta fase :)

    Bons preparativos e vai-te poupando que bem mereces, nesta altura!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana!Amanhã é que farei a árvore, o presépio e toda a decoração. Adorei o seu calendário do Advento mas para este ano não consigo fazer um assim. Ficarei muito feliz se você me responder ao menos com um Olá! É o meu terceiro comentário no seu blog. E pela terceira vez apelo para que façamos lindos presépios mas sem musgo. Para protegermos a Natureza. Obrigada pela partilha de tantas ideias criativas!Helena Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena.
      Li todos os seus comentários. Mas como deve ter reparado, não respondo personalizadamente a todos, pois nem todos são dúvidas ou pontos que necessitem de ser esclarecidos.
      No seu caso - com a questão do musgo - e pelo que percebi partilhou a informação e fez o seu apelo de que não devemos apanhar musgo. Não lhe respondi ainda, com mais calma e atenção, porque ainda não reuni a totalidade de informação para lhe dar uma resposta clara. Não sabia que não se devia (?) apanhar musgo. Nunca ouvi falar em tal, e portanto pedi uma "segunda" opinião a uma amiga bióloga, que trabalha na UC para me esclarecer. Espero a resposta dela para me e vos esclarecer.
      De qualquer maneira obrigada pela preocupação e pela partilha. E se no meio dos meus afazares não consigo ser tão célere a responder a todos os que me procuram.
      Um beijinho.
      Joana Roque

      Eliminar
    2. Muito obrigada Joana! Fico muito feliz com sua resposta carinhosa e atenciosa! Sei que a sua voz chega a milhares de famílias e ainda bem! O que comentei é real. Mas será muito melhor ter a opinião de uma especialista claro! Quando puder veja o artigo (e fotos maravilhosas) do azeitona verde.pt. Em alternativa este artigo sugere searas de trigo ou centeio,etc. E ensina como fazer. Pela Natureza e pelas gerações vindouras muito obrigada Joana! Helena Santos

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Um link útil para esclarecer a questão do musgo:

    http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?p=3B7DFF44-AE0E-68AE-7DFBADE39E34DB18

    ResponderEliminar
  7. Por aqui já está tudo enfeitado ;) Finalizei hoje a última dose de licores e até ao próximo domingo (dia em q irei à Tiger) ficam as compras tds feitas! No próx fds tb já começo a fazer bolachinhas p oferecer mais cedo e as compotas tb já estão tds. Na passada semana comprei o Magazine do LIDL e qual o meu espanto ao folhear a revista em casa e deparar-me ctg, Joana :D Já vi q tens lá dicas e sugestões e vou ler c mais atenção p colocar em prática, principalmente as bolacinhas p congelar c antecedência :) Bjinhos e q continuem a vir as tuas ideias e sugestões! E td a correr bem e, de preferência, em modo mais tranquilo, c a tua gravidez!

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana. Por aqui quase tudo prontinho. E quase tudo de inspiração aqui do seu estaminé. Fiz Doce de abóbora com tangerina (huuuuuuum delicia) + bolo de Natal na Lata. Depois já tinha feito há vários meses ginjinha e licor de canela. As ofertas comestíveis são só estas. Prendinhas para as adolescentes (sobrinhas), também já estão. Para outros familiares mais chegados também. Falta: Marido e Filho. Prenda solidária anual também já entregue: Anjinho do Exercito de Salvação Nacional. Decorações feitas desde 23.11 (pois pois por aqui o espírito entranha-se bem cedo eheheheh). Que venha o frio e o quentinho do Natal, estamos preparados. Beijinhos

    ResponderEliminar