terça-feira, 14 de novembro de 2017

40 dias para o Natal


Aos poucos os dias vão passando, e o Natal aproxima-se rapidamente. Eu acho quem nem quero enfrentar tudo aquilo que tenho para fazer até aos primeiros fins de semana de Dezembro, quanto mais o que ainda faltará até chegarmos mesmo ao Natal.

Entretanto há algumas novidades por aqui. As prendas estão quase todas compradas - faltam apenas 4!! - e também já fui comprar os sacos de celofane para colocar bolachinhas e outros mimos para oferecer. Já preparei todos os frascos que cá tinha em casa e retirei etiquetas, faltando apenas esterilizar, mas faço isso apenas À medida que vou fazendo as compotas e afins.
A minha querida Áurea já me ofereceu uma abóbora, que repousa na cozinha à espera de ser transformada na minha compota de Natal habitual.

Já tenho quase todos os rolos de papel higiénicos vazios que necessito para fazer o nosso calendário de advento deste ano. Há papel de embrulho, fitinhas, sacos e artigos para reutilizar que guardei e comprei em lojas tão diversas como a Tiger, o DeBorla e o IKEA.
Já comprei também umas decorações de natal para personalizar com os miúdos.

Mesmo atrasados estão os cabazes - ainda não fechei a lista de coisas a fazer e não decidi nas etiquetas. E tenho ainda umas caixas de madeira de fruta (2kg de morangos) para pintar de branco e servirem para colocar os mimos deste ano, pelo menos os de algumas pessoas.

Por causa das muitas solicitações e dos workshops deste ano, acho que, pela primeiro vez vou fazer a Árvore de Natal e o presépio mais cedo, e trocar o habitual dia 1 de Dezembro, que guardo sempre para esta tarefa, pelo próximo fim de semana... E espero também conseguir fazer a compota de abóbora por esses dias.

De repente parece que já falta muito pouco tempo, para tudo o que ainda quero fazer.... Talvez por isso preciso mesmo de começar a antecipar (ainda mais algumas coisas). E como diz a minha amiga Cristina, “tanto trabalho a decorar a casa e montar a árvore de Natal, para depois tirar tudo ao fim de um mês...” E é caso para dizer que esta minha amiga já tem a árvore e as decorações de Natal montadas, e eu suspeito que este ano vou fazer a mesma coisa. Afinal também já acendi a lareira este fim de semana.


Quem está também em cima do acontecimento do ano: O Natal?

9 comentários:

  1. Eu vou só mesmo enfeitar no dia 1, até pq tds os sábados até lá estarão ocupados com trabalho. No últ fds deste mês tb quero transformar a mh abóbora na 'tua' compota natalícia e na próx semana finalizo as compras :) Mas como em Dezembro vou até Condeixa, passo pela Tiger p ver algumas coisas q interessem só pq sim :) Tenho licor a macerar e dps serão os habituais doces e biscoitos a serem feitos p os cabazes :) Tenho sacos, caixas, papel e etiquetas à espera de personalização! E claro, os habituais postais de natal q serão enviados pelo correio ;) Bjinhos e boas preparações natalícias a todas :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana! Não nos conhecemos pessoalmente e é a primeira vez que comento no seu blog. Há cerca de 3 anos comprei o seu livro " Feito em casa". Depois comprei o "Cozinhar, celebrar e partilhar". Passei a seguir o seu blog. Gosto muito da maneira como escreve e partilho de várias das suas ideias, gostos e valores. Também adoro o Natal e a decoração da árvore e do presépio. Lembro-me de ler no seu blog no ano passado (corrija- me se estiver errada) que ia apanhar musgo para o presépio. Gostaria de fazer um apelo:Não devemos apanhar musgo. É uma espécie protegida e muito ameaçada de extinção. Pode demorar 20 anos a se desenvolver. Combate a erosão, retém a água e a humidade protegendo o solo. Serve de alimento para diversas espécies animais e fungos. Vamos preservar a Natureza para os nossos filhos e para as gerações vindouras. Eu faço o presépio com papel camurça verde , pedrinhas e areia e fica lindo.
    Desejo a continuação de bons preparativos.
    Helena Santos

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,
    Pode, por favor, dizer onde comprou os saquinhos para as bolachinhas? Também preciso, já procurei e não encontrei e não sei mais onde procurar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Costumo comprar na Sacoplex, na loja online. Têm vários tamanhos, simples e decorados e são packs com 100 unidades. As lojas que vendem artigos para bolos/cake design, também costumam ter, mas os packs são em menor quantidade e mais caros. As casas de utilidades domésticas, tipo a César Castro, também costumam aparecer.

      Espero que ajude,
      Sara Oliveira

      Eliminar
    2. A Sara é co-autora deste blog?

      Eliminar
    3. Anónimo das 17:59

      Não sou co-autora deste blog (nem tenho nenhum), mas sim uma assídua leitora dos dois blogs da Joana. A resposta dada foi no sentido de auxiliar, e neste caso, com base nas minhas "andanças" nas ofertas de Natal (já o faço há alguns anos). No meu caso particular, costumo encomendar na loja mencionada, bem como outros artigos, e como são grandes quandidades, costumar dar para cerca de 2 anos.
      Espero que a informação ajude, pois foi dada com base na minha "experiência" nestas aventuras com cabazes de Natal, e dada a pouca oferta no comércio tradicional, na minha área de residência/local de trabalho.

      Sara Oliveira

      Eliminar
    4. Obrigada, Sara. Sou a autora do comentário inicial, mas não do das 17:59 (gostava que isto ficasse esclarecido). Obrigada pela ajuda. Na verdade, não costumo comprar online e não tenho acesso às lojas que a Sara referiu, mas já me deu ideias de onde continuar a procurar, por isso já ajudou. Um beijinho para si, Sara.

      Eliminar
  4. Adoro o Natal, na minha casa já há alguns apontamentos aqui e ali, mas ainda falta muita coisa!
    Em relação aos cabazes a lista ainda não esta fechada, já há frascos, saquinhos para bolinhos, falta etiquetas, os cabazes propriamente ditos ( guardei as caixas dos morangos e depois pintei-as, só que gostei tanto delas que uso-as para guardas as cebolas e as batatas doces na despensa).
    há algumas ideias para compor os ditos, mas aceitam-se mais duas ou três ideias.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  5. Eu tive um click quando li um dos seus posts sobre o tempo que faltava para o natal e percebi que não tinha lista de prendas nem prendas compradas, mas neste momento sinto-me mais tranquila porque as prendinhas já devem vir na maior parte a caminho, optei pelo ebay, comprei a maior parte dos artigos no sossego do meu lar com tempo para escolher e com preços bastante apelativos, alguns artigos já começaram a chegar e os restantes espero que cheguem a tempo! Ficaram por comprar apenas algumas caixas de bombons, ando de olhos nas promoções dos supermercados para aproveitar os preços simpáticos. As decorações ficam para dia 1 de dezembro.
    Bjs e continuação de bons preparativos e boas partilhas conosco :-)

    ResponderEliminar