terça-feira, 8 de novembro de 2016

46 dias para o Natal


A época de Natal aproxima-se muito depressa! Faltam menos de 2 meses é é preciso estar tudo a postos.
Por aqui as listas estão feitas. Dos presentes já comprados e dos que ainda falta comprar.
Das receitas para os cabazes. Dos materiais a comprar para os cabazes.
E de todas as outras coisas que quero fazer: do calendário de advento deste ano, bem como dos ornamentos de natal personalizados para a nossa árvore.
Este ano quero já tentar fazer com o Zé Maria a decoração dele personalizada para a árvore de natal, e gostava de preparar um calendário de advento em que ele já se sentisse também incluído, seja em pequenas tarefas para fazermos juntos - ainda que não seja todos os dias - seja apenas na “contagem” para o natal. Ainda estou a pensar no que vamos fazer, e essa tem sido este momento a minha prioridade natalícia. Em breve conto-vos tudo, também para vos dar algumas ideias para fazerem com os vossos miúdos.

Faltam-me comprar ainda quase todos os presentes para os afilhados e sobrinhos. E continuo sem ideias de onde vou colocar os meus cabazes este ano...

Para quem faz cabazes de natal o tempo já começa a ser curto. Nesta altura o o ideal é ja terem as compotas e chutneys feitos e começarem a pensar nos licores - caso os façam, de canela, café ou limão, antes que seja tarde.
Por aqui, uma vez que já escolhi as etiquetas que vou usar este ano, vou começar a rotular as compotas e chutneys que já tenho. Só me falta mesmo fazer a tradicional compota de abóbora, mas nesse campo já estou despachada.
Este ano não há licores para ninguém! Estou mais inclinada para guloseimas e outros mimos de comer.
Entretanto já comecei a comprar fitas e comprei também uns sacos amorosos no Tiger, em feitio de Pai Natal - 4 saquinhos 1€. São amorosos para colocar umas bolachinhas ou guloseimas para oferecer aos primos mais novos ou simplesmente para pequenos presentes. A 0,25€ cada acho que são uma bela comprar. Na Tiger (garanto que não sou patrocinada, mas apenas acho que vale a pena partilhar estas "descobertas"!) existem também fitas de cetim vermelho, fita de sisal verde, vermelho e cru, tudo também a 1€. São perfeitas para decorar frascos, fechar cabazes e decorar latinhas e sacos. Eu já trouxe algumas para casa, e provavelmente vou voltar lá para a semana a ver se j´s têm outras novidades.


A partir da próxima semana estou a pensar deixar-vos algumas sugestões de presentes de comer. Até lá, todas as sugestões e ideias para os cabazes de natal serão muito bem vindas! Quem já tem ideias e está disposto a partilhar?

9 comentários:

  1. Este ano, para além do normal, fiz um molho agri-doce de ananás, fica bem bom ;)

    ResponderEliminar
  2. Este ano optei por fazer dois tipos diferentes de cabazes. Um de ingredientes para as massas, como molho de tomate caseiro, azeite e sal aromatizados e tomate seco, tudo numa taça de vidro. O outro é um cabaz de coisas boas para o cházinho, como folhas secas de ervas, 2 tipos de bolachinhas, cubos de açúcar e compotas....algumas que sobraram do ano passado....mas, não digam a ninguém!! :)

    ResponderEliminar
  3. este ano estou sem ideias. só me apetece mandar toda a gente para o ginásio!! hahaha

    Um beijinho dourado,

    http://obiquinidourado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Biquini, oferece vouchers do ginásio. Ahaha
      No ginásio onde trabalho têm disso :P

      Eliminar
  4. Ai Joana, estou super entusiasmada c as novidades q nos dás da Tiger! Nunca lá fui, mas estou quase quase a ir lá! E os preços são mesmo acessíveis! Uma amiga mh q mora no Algarve comprou-me alguns saquinhos no ano passado no ALDI e tb costumo comprar fitinhas e outras coisas natalícias no LIDL (são da mesma cadeia de lojas, acho eu). Qt às sugestões de presents p comer, aceitam-se claro! Vou fazer licor de canela este fds, o de laranja já está feito! A maioria das compotas tb está, só falta mesmo a de abóbora :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Também vamos fazer o nosso calendário cá em casa. Acho uma ideia tão querida para fazer com os mais pequenos :)

    ResponderEliminar
  6. Pois este ano houve abundância de marmelos. Assim vai haver muita marmelada, muita geleia de marmelo e agora queria juntar umas bolachinhas para comer com estes dois (geleia e marmelada) mas que não fossem muito doces e que tivessem o seu ar natalício. Tem alguma sugestão? Frasquinhos e taças incluídas no presente que arranjei nos chineses e no continente Já tenho as etiquetas, sacos de papel para colocar tudo e decorados com várias ideias do printerest. Baratinho e com muito amor ehehehe. Algumas prendas solidárias que também dou sempre aos mais chegados (este ano vou dar da Make a Wish), uma prendinha para o filhote e marido e pronto estou despachada. Joana gostava que desta vez me respondesse se tem alguma sugestão para estas bolachas que gostava de incluir nos meus mini cabazes! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claúdia,
      Já experimentou bolachas tipo crackers de aveia? Não levam açúcar, e são muito boas para acompanhar com queijos, patês e ficam bem com coisas doces.
      Não são propriamente as mais natalícias, mas poderá sempre torná-las mais bonitas com a embalagem...
      Fora isso não estou a ver nada assim pouco doce. As bolachas tradicionais, cortadas com os cortadores de natal ficam sempre bem, mas não propriamente sem açúcar!
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Olá, este ano vou usar e abusar das malaguetas para condimentar sal. Já estão a secar, espero tê-las no ponton a tempo de as moer! Já fiz avelãs com especiarias, mel com frutos secos (compro diretamente ao apicultor), como houve muitos marmelos, tb já tenho as marmeladas feitas. Fui a um chinês muito grande na cidade mais próxima e comprei fitas, material de embrulho, etc. E tenho algumas caixas de fruta. Ainda não pensei muito bem nos invólucros, mas as iguarias já estão a fabricar!
    Fico à espera ansiosamente da publicação sobre as ideias para fazer com os mais novos!!
    Um bj, e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar