sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Decoração da Mesa de Natal



Os dias que antecedem o natal passam a correr. Entretanto já estamos a 6 dias e é mais do que altura de começarmos a pensar nos pormenores.
Este ano a noite de consoada será passada cá em casa, com os meus pais, irmã e avô. E eu já tive oportunidade de ensaiar a decoração da mesa de natal. Sim, é uma das vantagem de se fazer anos uma semana antes do natal!


Este ano decidi uma decoração muito simples, com o branco, o cinza e o prateado e apontamentos de vermelho e verde dados pelas folhagens verdadeiras  que escolhi para decorar a mesa, em vez de optar por outro estilo de arranjos.
Neste caso optei por uma toalha de linho branco com renda, uma daquelas toalhas de dias especiais que fazem parte do enxoval. Apesar de ter umas 6 toalhas com motivos de natal, desta vez a opção é mais simples, e a “prova” de que artigos simples e de cores básicas, se adaptam a qualquer festividade, sem ser necessário comprar nada específico.



O serviço de sempre, branco, apesar de poder ser usado um serviço de natal. Copos simples e elegantes - que também poderia ter usado copos em tons de vermelho - que por caso até tenho!
Como toda a mesa estava em tons brancos optei por guardanapos de papel decorados, sem bonecada, mas em tons sóbrios de cinzento e prateado, que comprei na Zara Home.
Mas a minha parte favorita são mesmo as folhagens. Vivás, que adoro e dura imenso tempo, ramagens com estas bolinhas vermelhas, muito apropriado ao natal e azevinho que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, apesar de ser uma espécie ameaçada e em vias de extinção, pode ser vendida, desde que por pessoas autorizadas e que tenham conhecimentos para apanhar ramagens da planta sem a danificar. E eu consegui comprar alguns pés para decorar a minha mesa de natal.
No “ensaio” que fiz no dia do meu aniversário, utilizei as folhagens das bolinhas vermelhas e o vivás, e umas simples velas perfumadas.


Espalhei na mesa as folhagens e terminei de decorar com as velas. 
Uma decoração muito simples, pouco cheia e minimalista, mas que para mim foi exatamente o que tinha em mente. A sobressair os pratos, copos e talheres e com as velas e folhagens a darem o verdadeiro toque de natal.


Sem muito vermelho, toalhas, pratos e guardanapos muito garridos e coloridos. Esta é a mina sugestão para a decoração da mesa de natal.
Espero que se inspirem para uma mesa de natal bonita e cheia de espírito natalício.

Como é que estão a pensar decorar a vossa mesa?

6 comentários:

  1. uma mesa perfeita, muito a meu gosto. Adoro o natal mas não gosto de toalhas de natal, pois faz com tenhamos de ter cuidado com os pratos e guardanapo. Aida

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta época e tudo relacionado com ela :) A decoração é feita mais na sala e na mesa de sala de jantar, pois na cozinha, com a azáfama do dia-a-dia, mantém-se tudo mais simples para não andar sempre a pôr e tirar. Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  3. Fica linda!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que bonita mesa.

    Boas Festas.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/quinze-dias-com-natal.html

    ResponderEliminar
  5. uma mesa perfeita, muito a meu gosto. A decoração é feita mais na sala e na mesa de sala de jantar, pois na cozinha
    ----
    jogos do friv

    ResponderEliminar