segunda-feira, 24 de novembro de 2014

30 dias para o Natal - Pesto de Tomate Seco para oferecer


Se ainda havia quem não estivesse em contagem decrescente, esta é a altura para isso. Faltam 30 dias para o Natal. 
Espero que quem segue esta aventura de fazer cabazes de natal já tenha tudo a postos. Saquinhos, fitinhas, caixinhas, cestos, frascos, papel seda, enfeites, papel de natal….. E que já tenha alguma ideia do que pretende colocar nos seus cabazes.
Depois dos Pickles de Rabanetes e do Licor de Chocolate, hoje a sugestão também é salgada: um pesto de tomate seco, que podem e devem acompanhar com um cartãozinho com receita para que quem recebe este mimo saiba o que fazer com ele (podem usar esta receita aqui http://paracozinhar.blogspot.pt/search?q=pesto+de+tomate+seco ou sugerir que seja usado como dip ou paté, barrado em bruchetas ou crostinis  e a acompanhar carnes frias, azeitonas, queijo mozarella e manjericão)
De resto precisam de poucos ingredientes: amêndoas (ou nozes), tomate seco em conserva de óleo ou azeite, sal e pimenta e de pouco tempo para o preparar.
E se quiserem podem preparar o pesto já. Mas devem guardar no frigorífico até à altura de oferecer. Aguenta cerca de 3 meses no frio.

Ingredientes para 1 frasco pequeno

75g de amêndoas ou nozes
10 tomates secos em conserva de azeite ou óleo
sal e pimenta q.b.
80ml de azeite

Preparação:

No copo da varinha mágica coloque as amêndoas ou nozes, o tomate seco e o azeite. Tempere com sal e pimenta e triture tudo até obter uma pasta. Se achar que o “pesto” está muito seco, junte mais azeite até ficar a seu gosto.
Coloque o pesto num frasco previamente esterilizado e guarde no frio até oferecer.
(E não se esqueça de decorar o frasco a gosto, com uma etiqueta identificativa e de juntar um pequeno cartão com uma receita de utilização para que, quem receba o pesto, saiba como o deve utilizar!)


Até ao Natal, todas as semanas haverá por aqui uma receita que poderá acrescentar aos seus cabazes. Para a semana será doce. Muito doce.

10 comentários:

  1. Fantástico! E deve ser delicioso! Também vou levar... e a lista vai aumentando! :)

    ResponderEliminar
  2. Vou guardar a receita para, primeiro desidratar tomate em casa, e depois fazer o pesto.
    Obrigada pela sugestão!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  3. Mais uma linda ideia para oferecer no Natal ^^

    http://uma-grande-viagem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Minha Querida Joana,
    Adoro as tuas sugestões!
    E tens um toque especial para motivares a nossa inspiração!
    Beijinho!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  5. já tenho quase tudo a postos! as compotas estão feitas, as caixas estão enfeitadas, esta semana vou fazer o licor, as bolachas e os chocolates apenas vou fazer uns dias antes de entregar os cabazes! apenas me falta algo para enfeitar as tampas dos frascos das compotas!

    ResponderEliminar
  6. Mais outra ideia fantástica Joana. Eu acabei de fazer baileys e está uma delicia. E atenção que eu não gosto do baileys de compra :) Andei a pesquisar no blog mais ideias para cabazes e vou fazer a mistura de cappucino. Tenho só uma dúvida. De quantas gramas são as saquestas de chantilly? É que tenho chantilly, mas daquele comprado ao kg. Obrigada mais uma vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,

      As saqueias que eu usei e refiro na receita têm cerca de 7gramas.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar