quarta-feira, 9 de julho de 2014

As sopas do Zé Maria

Há muito que me pedem para falar acerca das sopas do Zé Maria. Quase com 10 meses e meu rapazinho come sopa – papa de legumes – ao almoço e ao jantar.
Como gosto que ela faça uma alimentação o mais variada possível, faço várias sopas ao mesmo tempo, congelo em doses individuais e vou tirando conforme as necessidades.
Nas sopas do Zé Maria nunca uso uma base comum. Sei que há quem faça sempre a mesma base – batata, cenoura e cebola e vá acrescentando depois outros ingredientes. Apenas fiz isso na fase inicial, enquanto se introduzem alimentos novos e se tentam perceber alergias. Depois disso acabei sempre a fazer as sopas o mais variadas possíveis e com os ingredientes que vou tendo em casa.
Por exemplo, ainda esta manhã fiz 3 sopas: uma com frango, outa com pescada e outra com carne de vaca.
A de pescada tinha couve flor, cenoura, abóbora, feijão verde, curgete, cebola e pescada.
A de vaca tinha couve flor, alho francês, beringela, curgete, brócolos, cenoura, batata e carne de vaca.
A de frango tinha batata doce, curgete, cogumelos, cebola, coentros, couve flor, brócolos, abóbora e frango.
Depois das 3 sopas feitas congelei em tacinhas individuais com a dose que ele come. Assim, durante alguns dias vou alternando e variando as sopas e os sabores.
Pessoalmente – e com o apoio do pediatra dele – acho preferível a andar 2 ou 3 dias a dar a mesma sopa.
Tem também outras vantagens. Permite rentabilizar mais facilmente os ingredientes que tenho em casa, e poupo algum tempo porque faço sopa para 5 a 7 dias. Prefiro do que andar a fazer dia sim, dia não.
Depois basta deixar a descongelar no frigorífico, aquecer e colocar um fio de azeite mesmo antes de comer.
Mais alguém segue este género de esquema? Como fazem as sopas dos vossos bebés?

14 comentários:

  1. Eu faço mais ou menos assim.
    Base: batata, cebola, alho, cenoura e abobora. E depois é inventar com o que tenho no frigorifico, ou o que o meu pai apanha da horta.
    Como a minha filhota é péssima para comer tenho de colocar o os legumes que ela gosta com a proteína que gosta menos e vice versa...

    Mas uma coisa é certa, vale muito mais a pena fazer sopa assim, 2 ou 3 variedades de cada virada, do que andar sempre a fazer sopinha.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. eu tb tenho um bebe de 10m, e faço 2 sopas de cada vez, mas em geral a base é a mesma, e depois mudo um legume e a proteína.
    vou retirar essas receitas para experimentar.. a beringela como coloca? +/- 1/4 em cru com os restantes alimentos?

    ResponderEliminar
  3. Eu corto os legumes e congelo e depois tiro conforme quero, tanto para sopa ou outras coisas :)

    ResponderEliminar
  4. Mais ou menos. Eu fazia a sopas só com os legumes e congelava em doses. Mas como nunca gostei do sabor do peixe e da carne cozidos juntamente com os legumes, à parte cozia a carne ou peixe, desfiava e congelava também em doses. Na altura era só misturar. Mas atenção, só resulta se o bebé não se importar com 'coisas' na sopa, caso contrário será melhor triturar tudo.

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Olá, o meu menino já fez 1 aninho e eu faço sopas de 2 em 2, por vezes 3 em 3 dias. Faço duas de cada vez, uma de peixe e uma de carne. A de peixe dou ao jantar, a de carne dou ao almoço. Com a de peixe adiciono cenoura, com a de carne adiciono abóbora. Os únicos ingredientes que coloco igual nas duas é a batata, a cebola e por vezes a curgete, nos restantes ingredientes tento variar (beterraba, nabo, alho francês, alho, nabiças, couve, espinafres, bróculos, couve flor, feijão verde, há tanto por onde variar, para quê dar sempre o mesmo?). Agora também já coloco arroz ou massinhas e o próximo passo é introduzir o 2.º prato :)
    Beijinhos e felicidades

    ResponderEliminar
  6. Olá, eu fazia mais ou menos assim, no entanto tinha uma regra que é no máximo 5 legumes diferentes. Esta indicação foi-me dada por uma nutricionista.

    ResponderEliminar
  7. Ola nunca fiz sopa com beringela nem beterraba para a minha bebé pois não sei mt bem que quantidades colocar... Podem ajudar-me? Desculpem lá a azelhice :P

    ResponderEliminar
  8. Eu também faço 2/3 tipos de sopa de uma vez só e congelo em doses individuais!

    ResponderEliminar
  9. Tenho um reguila de 16 meses e desde que começou a comer a sopita ao almoço,mais ou menos,pelos 6/7meses faço exatamente o mesmo. No início a base era a mesma para despistar alergias; após isso, vou variando e inventando! :)
    Tanto faço 2 ou 3 no mesmo dia, como faço 2 num dia e uma 3ª noutro, assim não me canso de tachos e panelas e ele tem uma grande variedade de purés no congelador. Se nós variamos a nossa alimentação, não devemos fazer o mesmo com os nossos bebés? :)

    ResponderEliminar
  10. Reparei que na sopa de pescada não incluiste a batata, Eu vario bastante nos legumes e, mesmo ja tendo 5 e 3 anos, continuo a por carne/peixe na sopa dos meus filhos, mas incluo sempre hidratos de carbono. Não o fazes?? (fiz a lasanha do teu livro, a que leva ovo cozido, queijo e fiambre. Amanhã já verei o resultado:)

    ResponderEliminar
  11. Olá! Que boa partilha! Nunca tinha usado nem cogumelos nem beringelas nem coentros na sopa do meu filho mais novo, que faz para a semana 15 meses. Eu também faço como tu e também faço várias sopas que congelo e depois vou alternando. Vou partilhar o teu post, pois acho de grande utilidade. Um beijinho e felicidades.

    ResponderEliminar
  12. Podia partilhar mais receitas para bebé ;)

    ResponderEliminar
  13. Algum segredo para as sopas congeladas? Já tentei, mas depois de descongeladas a polpa fica sempre separada da água e fica horrível!

    ResponderEliminar
  14. As preferidas dos meus filhos levavam batata doce ou as de borrego que levavam 1/2 maçã
    :)

    ResponderEliminar