sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Começar o Ano com Economia Doméstica

Eu sei que o primeiro mês do ano já vai a meio, e eu ainda aqui não escrevi nada… O tempo parece que tem passado a correr no meio de todas as coisas que tenho tido que fazer. Tenho algumas coisas para aqui partilhar, mas a falta de tempo – ou o facto de eu não o aproveitar melhor – têm levado a que algumas coisas fiquem por dizer, neste caso escrever.
As festas passaram, os cabazes foram feitos e entregues. Começaram os saldos e os supermercados continuaram com as promoções.
A economia doméstica começou logo com o início de ano.
Nos saldos aproveitei para comprar roupa para o pequeno Zé Maria que cresce a olhos vistos, e que todos os dias tem roupa que lhe deixa de servir. Pijamas, interiores e roupa da coleção de inverno que dê para ao resto do inverno e para a meia estação, e com 50%, 60%, 70% ou mais de desconto, a criança estará particamente vestida até ao verão.
Dos saldos ainda vieram algumas prendas de aniversário, e o assunto ficou já arrumado.
Para nós o habitual. Umas botas para mim, renovar a roupa interior necessitada e uma ou duas peças em falta.
E depois as promoções dos supermercados. Todas as terças elas aí estão!
Ver o que está em promoção e o que é bom para fazer algum stock. Fazer a ementa semanal e a lista de compras.
Numa das semanas aproveitou-se para comprar carne para picar. Houve então almôndegas e hambúrgueres caseiros para congelar.
Noutra semana foi altura de stock de toalhitas para o Zé Maria, que estava mesmo a necessitar.
Esta semana aproveitaram-se os brócolos mais baratos (apesar de serem espanhóis….)

E uma pequena dica e sugestão: assim que cheguei a casa com as compras preparei logos os brócolos separando-os em raminhos. Coloquei-os depois em saquinhos e estão prontos a cozinhar, bastando apenas lavar! E com os talos grossos – que não gosto de os comer assim – guardam-se também no frigorífico, ao pé dos restantes legumes e colocam-se depois no puré da sopa. (Nada se desperdiça!!) E com a couve flor, cá por casa faz-se o mesmo.

O novo ano entrou e pouco ou nada por aqui mudou no que toca a economia doméstica.
E vocês, tomaram novas resoluções? Mudaram os vossos hábitos de economia doméstica?



12 comentários:

  1. Bastante. Até a marmita comecei a levar para o trabalho! Farta de comer porcarias e nunca saber o que comer...Bom ano novo!

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post
    Também tenho que começar a poupar.
    uglyfashionexperience.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gosto sempre muito das dicas! Também vou aproveitar a feira do bebé do Continente para aumentar o stock de fraldas, toalhitas e roupa para a pequenita ;) bom ano!

    ResponderEliminar
  4. Gosto de vir aqui espreitar as suas sugestões! E já agora, aproveito para lhe desejar um bom ano, e com muitas ideias a para partilhar por aqui:) Manuela

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas suas partilhas. Feliz Ano 2014! Maria

    ResponderEliminar
  6. Olá e Bom Ano

    Eu tb sigo a tua sugestão quanto ao poupar nos troncos da couve flor e brócolos, coloco na sopa.Saldos?! Apesar de precisar, ainda não comprei nada, tb estou desempregada e não é fácil. beijinhos
    http://ocantinhodasnia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Maria João Baleizão19 de janeiro de 2014 às 14:25

    Olá Joana. Para começar, que o ano de 2014 seja melhor que 2013.
    Quando começa a publicar as ementas semanais? Da muito jeito ter ideias de outras pessoas para juntar às nossas quando existe em casa uma reguila de 3 anos.
    Muitas felicidades para os três.

    ResponderEliminar
  8. Oi Joana sou uma fã tua, gosto muito do seu blog e suas dicas são maravilhosas aqui no Brasil eu tbm economizo bastante ainda mais agora que compramos nosso cantinho ( um apartamento pequeno mais que serve bem para nossa família eu ,esposo e dois rapazes um de 14 e outro de 7 anos ) muito obrigada por compartilhar dicas com todas nós. Desejo á vc e tua família um Feliz 2014 ,bjs da amiga brasileira Adriana Milagres de Oliveira.

    ResponderEliminar
  9. Curioso: julgava q só eu fazia o "truque" do aproveitamento dos talos de bróculos/couve flor!!! Mas vejo q não....Desejo que 2014 continue a trazer muitas sugestões da sua casa para as nossas e felicidades para o Zé Maria (e pais, claro...).

    ResponderEliminar
  10. Faço precisamente o mesmo com os talos dos espinafres!

    A Dona da Montra
    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Eu também levo marmita já a quase 10 anos.
    Alguém precisa que eu cozinha para a sua marmita?

    ResponderEliminar
  12. alguém precisa que eu cozinhe para a sua marmita.Olivais Sul em frente ao shopping é a zona

    ResponderEliminar