quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ideias para Alguns Presentes Feitos em Casa



Tenho já falado muito acerca dos cabazes de natal, mas os presentes feitos em casa não têm de ser apenas coisas de comer – bolachas, compotas, licores e afins. Pessoalmente gosto dos cabazes de natal comestíveis porque gosto muito de cozinhar, mas há imensas coisas originais que se podem fazer, qualquer que seja o nosso talento, tempo e orçamento.
O ano passado recebi presentes de amigos, feitos em casa, muito originais. A minha amiga Ana, ofereceu-me um simples vaso de terracota pintado por ela, e juntamente com o vaso vinha um saquinho de terra, bolbos de tulipas (as minhas flores favoritas) e um par de luvas de jardinagem. Foi uma das minhas prendas favoritas e, segunda as palavras dela, era uma “prenda feita por ela e para eu também fazer”. Fica aqui a ideia registada para quem a queira seguir. Outras das prendas feitas em casa que recebi, foi um lindo cachecol tricotado pelas mãos habilidosas de outra amiga. E dos meus amigos Tiago e Maria João recebi uma lata com com folhas de chá príncipe caseiro, seco por eles, juntamente com duas chávenas de chá e umas bolachinhas também caseiras.
Outras das prendas originais foi da minha cunhada Rita que nos ofereceu uma cesta cheia de produtos como gel de duche, creme hidratante, batom de cieiro, pasta e escovas de dentes, elixir bucal, fio dentário, desodorizante… Uma prenda útil e necessária a todos.
Dentro do mesmo espírito, juntamente com os meus cunhados, oferecemos aos meus sogros um enorme cabaz de produtos comprados no supermercado: vinhos, chocolate, cafés, conservas, chá, frutos secos, patês, queijo, azeite, … Porque também se podem fazer cabazes com coisas compradas no supermercado – basta estabelecer um orçamento e ir comprando as mais variadas coisas até o esgotar.

Mas há muitos presentes que podemos fazer em casa. Aqui ficam mais algumas sugestões:

- Compile todas as receitas da família e organize-as, escrevendo-as depois em cadernos de receitas ou passando-as a computador e fazendo um pequeno livrinho. Será uma prenda original para oferecer às irmãs, cunhadas mãe ou sogra, para além de preservar a herança familiar.

- Tire uma foto de toda a sua família e imprima-a. Compre depois umas molduras baratas e pinte-as a seu gosto. Ofereça a foto na moldura aos avós ou tias velhotas que gostam sempre deste tipo de recordação.

- Se tem jeito para a costura faça pequenas almofadinhas em tecido e encha-as depois com alfazema seca (que poderá apanhar e secar em casa). São ótimas para perfumar as gavetas das toalhas e lençóis e uma lembrança simpática para as amigas.

- Já pensou em fazer capas para livros em tecido? E bolsas para os computadores portáteis? Se percebe qualquer coisa de costura são alternativas simpáticas para a família e amigos de qualquer idade.

- Se a jardinagem é consigo, que tal oferecer pequenos vazos de ervas aromáticas plantados por si? E assim ainda os incentiva a criarem o seu próprio jardim de aromáticas.

- Há quem tenha imenso jeito para desenhar e pintar. Porque não fazer uma ilustração ou um pequeno quadro/aguarela para oferecer?

- Se a "decoupage" é o seu hobby, faça caixinhas, tabuleiros, molduras, sabonetes ou velas usando esta técnica.

- Basta uma pesquisa na net para descobrir como fazer sabonetinhos caseiros, sais de banho e até velas. Porque não experimentar?

- Gosta de escrever? Faça uma história personalizada. Ou um conto de natal. Imprima, encaderne e ofereça às crianças.

- Toalhinhas com um bordado a ponto cruz, panos de cozinha com um pequeno “picou” em renda são prendas feitas em casa por quem tem mãos habilidosas, assim como qualquer peça em croché – cachecóis, casaquinhos, botinhas ou mantas para bebés.

- Marcadores para livros e revistas feitos em cartão duro ou até feltro são facilmente personalizados e são sempre uma prenda original para quem gosta de ler.

- Já pensou em oferecer uma pen/cartão de memória/dvd com álbuns de fotografias legendados? Ou mesmo imprimir algumas fotos e fazer um álbum de fotografias tradicional com datas e legendas para a posteridade. Consoante as fotos e os momentos, servem para amigos ou familiares.

- Ofereça vales personalizados, um ou vários. “Vale uma noite de babysitting” para oferecer aos seus amigos que acabaram de ser pais. Ou “Vale um jantar caseiro”, “Vale uma ida ao cinema”, “Vale um almoço em família” , “Vale uma tarde de ajuda na cozinha”, “Vale um dia de arrumações”. É que não há nada mais valioso do que dar o nosso tempo às pessoas de que gostamos!

17 comentários:

  1. Por aqui vai ser as molduras decoradas com botões e com fotos nossas e a outras pessoas agendas para o terrível 2013 forradas com tecidos giros.Para os vizinhos cá do prédio e coleguinhas da Carocha na escola bolachinhas de Natal. Já demos início a este trabalho. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ideias muito boas! E nos tempos que correm temos mesmo que dar asas à imaginação!

    O dos vales personalizados, já usei e vez muito sucesso!

    ResponderEliminar
  3. Aqui por casa ainda estamos na fase de planear os presentes de Natal. Provavelmente surgirão alguns presentes comestíveis, pois também adoro cozinhar. A lista partilhada neste post é muito inspiradora e de alguma forma, associo-a a um regresso ao verdadeiro simbolismo dos presentes de natal: a demonstração de carinho, amizade e afecto...
    Gostei especialmente da ideia dos vales personalizados!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana! Adorei todas as tuas sugestões! E vou seguir algumas delas!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pela partilha de tantas ideias giras :)
    Já fiquei aqui com a minha cabecinha num reboliço e muitas ideias a saltitar.
    Obrigada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Excelentes ideias, muito criativas e cheias de um verdadeiro espírito de Natal. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana. è sempre um prazer pesquisar e ler no seu blogue. Já sou visitante assidua há algum tempo... já faz parte da minha rotina diaria fazer uma visita ao seu blogue... é EXCELENTE na simplicidade, objectividade, simpatia, utilidade com que transmite as suas ideias. Para quem como eu não tem jeiteira nenhuma para trabalhos manuais e afins ao ler o seu blogue ficamos com vontade de tentar e depois... não é que dá resultado!
    Bem, os seus ultimos post sobre prendinhas de Natal são fantasticos. Há já muito tempo que para mim oferecer algo no Natal passa por esta filosofia: simplicidade muito carinho e amor. Já ofereci prendas solidarias aos Pais e Irnmãs e alguns amigos: Fi-los socios por um ano, da Acreditar, das Aldeias SOS, Apadrinhei Animais e depois coube-lhes a eles continuar... e todos continuaram. Já ofereci mini cabazes com produtos feitos por mim, etc. Este ano vou oferecer "canecas com camisolas" e argolas de guardanapos de croché também feitos por mim. Dentro das cabenas vou colocar alguns miminhos, bombons, chás,misturas para capucinos, etc. Já agora pode deixar aqui a sua receita de bombons rusticos? Muito obrigada por tudo e bem haja... continue! Cláudia Cunha

    ResponderEliminar
  8. Joana, és uma mais-valia na nossa vida :) Obrigada por mais estas dicas! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  9. Bem, ultimamente cada ideia é melhor que outra. muito obrigada por tantas sugestões. Eu este ano apostei nos mini-cabazes e estou a divertir-me muito a faze-los. Dá trabalho mas transborda de amor.
    beijocas e continuo apaixonada pelo seu blog

    ResponderEliminar
  10. Como sempre, mais um post muito interessante e cheio de ideias! Gosto muito de vir espreitar o seu blog. Só fico um pouco menos contente quando vejo que direcciona a maioria das questões culinárias e de arrumação doméstica ao público feminino, o mesmo acontecendo nos seus livros...
    Inês

    ResponderEliminar
  11. Este ano vai ser lembrancinhas em tricot para toda a gente, já fiz a lista à imenso tempo falta-me só mais tempo disponível para a execução. Fiz as contas e vou poupar cerca de 50% em relação aos gastos do ano passado, isto sem contar o trabalho que vou ter claro, só fiz as contas aos materiais que vou gastar.
    Assim além de fazer lembrancinhas personalizadas para todos divulgo a "marca" dado que vendo tricot feito por mim através da net.
    Para juntar às lembrancinhas de tricot estou a pensar fazer uns postais de natal caseiros com uma foto gira da princesa lá de casa (vou por o pai a tratar destes assunto)

    http://princesajuju2010.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Joana, sou viciada nos seus blogues, e o seu livro tem-me dado ajudas sem fim.
    Estas ideias são excelentes e sempre actuais!!
    Não pare!!! ADORO!
    Marta Sousa

    ResponderEliminar
  13. Ideias muito úteis! Este ano vou oferecer um mini cabaz com mini garrafas (para ninguém ficar bêbedo!!) com licor feito por mim e um mini-bolo de Natal. Tudo mini para ficar com um ar mimoso nos cestinhos e relembrar que no Natal o que conta é a intenção!

    http://montradedescontos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Sempre boas ideias... bjs
    http://eintagwieheute.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Meu Deus, tantas e boas ideias!!!
    Obrigada pela compilação e pela partilha.
    bj

    ResponderEliminar
  16. obrigada tem tantas ideias mt boas que em pricipio irei realizar
    obrigada :-) pela ajuda :-)

    ResponderEliminar
  17. Muitas ideias giras.....

    ResponderEliminar