sexta-feira, 19 de junho de 2009

Aproveitar Pêssegos!

Ontem telefona a minha avó. Tinha vindo da quintinha dela, e tinha algumas coisas para eu ir buscar. Foram limões, courgettes (trouxe uma com 2 quilos!), alfaces, feijão verde e pêssegos, muitos pêssegos. Pêssegos para comer, perfumados e docinhos, e pêssegos para fazer doce, apanhados do chão ou da arvore todos bicados dos passaritos!
Começou assim a época das compotas deste ano. E começamos com a de pêssego!
A receita está aqui, para quem se quiser aventurar!
Mas, para além disso, o que eu quero dizer é que devemos aproveitar aquilo que nos oferecem. Quando for às compras já não vou comprar uma data de legumes, e também não vou comprar fruta. Não vou deixar estragar coisas apenas porque a mim não me custaram nada, para ir comprar semelhantes. Enquanto houver esta fartura de pêssegos, serão pêssegos que se comem. Até fartar!
E comem-se agora alfaces, e feijão verde e muita sopa de courgette com coentros que por acaso até é a minha favorita.
O doce de pêssego já está feito e embalado.
Os frascos de vidro que são sempre, depois de utilizado o seu conteudo, guardados e mais tarde reutilizados, estão cheios de compota de pêssego. A maior parte para ser oferecida no Natal em pequenos cabazes, juntamente com outras coisas que mais tarde serão feitas.
E até a fita e o tecido da imagem foram reutilizados de outras coisas: a fita era de uma caixa de bombons, e o tecido de um pano que tinha umas nódoas!
Como podem ver, "nada se perde, tudo se transforma!"
E vejam lá como ficaram lindos os meus frasquinhos!

7 comentários:

  1. Aiiiii, admiro-a (ou -te consoante a idade!) TANTO!

    Quando for grande (ou maior!) queria tanto ser assim... Criativa, prendada, sei lá... (desabafo!)

    Entretanto, vou visitando aqui o blog tentando aprender qlq coisa! :)

    Parabéns*

    ResponderEliminar
  2. Cada vez mais lhe tenho admiração!
    Os frascos ficaram um amor, parabens!
    Eu também faço muitas compotas, mas queria pedir-lhe a receita da sopa de courgetes, pq nós temos muitas no nosso quintal ( e tb as temos enormes) e pessêgos tb tenho cá em casa ;)
    bjs

    ResponderEliminar
  3. que maravilha!! tb quando vou a minha mãe trago sempre legumes e muitos frutos que depois ja não preciso de comprar!!:) o que ajuda sempre o orçamento:)))))

    bjssssss

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera ter (ainda) quem me desse essas coisinhas vindas directamente da horta!! :( Sabiamos bem o que comiamos e poupávamos uns bons €€€ há hora de ir ás compras!! Agora aqui, na Madeira, como o meu marido costuma dizer, "temos de comprar do sal à água"!!! Os teus frasquinhos ficaram simplesmente maravilhosos! Como eu gostava de ter jeitinho para fazer coisas assim bonitas!! Beijinhos e se quiseres enviar-me um frasquinho do teu doce, estás á vontade, OK? :))

    ResponderEliminar
  5. Olá! Descobri agora o seu blog ;) O frasco de compota ficou lindo! Se espreitar o meu blog, verá que também fiz uma compota ontem ;)
    Um abraço,
    M.

    ResponderEliminar
  6. adorei, adorei, adorei seu blog
    tantas ideias, tantos aproveitamentos...adorei.
    Já agora uma pergunta:os doces não ganham bolor durante o inverno?
    um gr beijinho e vou visitá-la mais vezes.
    Amália

    ResponderEliminar