sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

DIY : Estofar um Canapé


As férias caseiras entre o Natal e o fim de ano foram o tempo que eu e o Miguel precisámos para colocar em andamento dois ou três trabalhos DIY cá em casa. Um deles, e o que eu andava com mais vontade de fazer, foi finalmente estofar o nosso canapé - mais uma relíquia herdada de casa dos avós e que estava há já algum tempo na garagem dos meus pais.
O canapé já com muitos anos já tinha sofrido uma intervenção. Era inicialmente um canapé de assento em palhinha (coisa que descobri quando lhe retirei o assento para estofar) e que já deve ter sido a minha avó a dar-lhe o assento em napa avermelhada que tinha. Curiosamente sempre me lembro deste canapé com este assento vermelho em napa....
O que fizemos foi muito simples, e não nos demorou sequer uma hora. Depois de já termos medido o assento e de ter comprado em tecido em cinza claro e um galão (fita) a condizer, a primeira coisa a fazer foi retirar o assento antigo que estava pregado ao canapé. Basicamente uma tábua de contraplacado ao qual estava fixa uma esponja para fazer o assento forrado por sua vez com napa. 

Depois de retirarmos a tábua e de seguidamente retirarmos o estofo de napa do assento de esponja percebemos que podiamos aproveitar tanto a esponja como a tábua. Fixamos então a esponja à tabua, na posição em que estava, e bastou então, com uma pistola de agrafos (agrafador de estofador) colocar o novo tecido bem esticado e prender à tábua. Depois disso, o Miguel aparafusou a tábua com o novo assento estofado ao canapé - depois deste ter sido limpo e encerado com cera própria para dar brilho a móveis.

Depois foi apenas mais uma simples operação cosmética e com a ajuda de uma pistola de cola quente fixamos a toda a volta do novo assento o galão (fita).

Com o tecido que sobrou a minha mãe ainda me fez uma almofada decorativa, e eu acabei por comprar mais duas almofadas em cinza claro os saldos da Zara Home.


E assim se transformou o nosso velho canapé! Acho que para primeiro trabalho não ficou nada mal!

(Para ver o antes e depois vão até à mina conta do instagram: https://www.instagram.com/p/BdQj7kwnNxv/?taken-by=joanaroque78)


1 comentário:

  1. Ficou lindíssimo mas eu não tenho jeito nenhum para a costura.

    Beijinhos e uma boa semana,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/01/dia-de-reis-e-um-bolo-rei-de-nutella.html

    ResponderEliminar