terça-feira, 2 de maio de 2017

Mobiliário Exterior de Ferro e Novo recanto na Varanda


O bom tempo. os feriados de Abril e a nosso disponibilidade e vontade permitiram, finalmente, tempo para uns pequenos projectos de bricolage que andavam pendentes desde que nos mudamos. Foi finalmente a altura de dar um tratamento às nossas cadeiras e mesa de ferro, que também tinham vindo de casa dos avós. A mesa estava em péssimo estado, e as cadeiras, apesar de um pouco melhor estavam pintadas de amarelo e outra de branco, mas já a necessitar de uma outra pintura. (Eu sei que havia 4 cadeiras, mas só tenho 3...)







Foi então altura de lixar as cadeiras e a mesa para dar uma limpeza, mas também para retirar a tinta que em alguns casos estava a descascar. Usamos uma “lixadora” eléctrica com lixa própria para metal e, depois aplicamos tinta branca própria para metal. Na mesa pintamos com ajuda de pincel e rolo, mas as cadeiras pintamos com spray, uma vez que o facto de serem tão recortadas e com tantos efeitos, faz com que o pintando a pincel, o resultado não fique muito bom.
As cadeiras necessitaram de duas camadas de tinta, mas o tampo da mesa levou umas 4 ou 5 camadas pois estava mesmo muito estragado e a cor original era preta... (Usamos tintas marca branca do Leroy Merlin, e o resultado final ficou bastante bom!)

Finalmente as cadeiras e a mesa voltaram ao seu lugar original. A nossa varanda da sala. Juntaram-se a este mobiliária duas cadeiras de exterior do IKEA que andava à namorar há algum tempo e que compramos inicialmente para o jardim, mas que acabei por colocar na varanda e onde gosto muito mais de as ver.

Depois foi decorar com almofadas que já tínhamos no jardim, e outras coisas que também já cá estavam em casa como a lanterna, a jarra e os porta velas. Faltam apenas uns coxins para as cadeiras de ferro.


No entanto, o nosso espaço na varanda ficou, na minha opinião maravilhoso. Falta apenas ter jeito para as plantas e conseguir que as minhas orquídeas de exterior, que também herdei da avó, sejam capazes de produzir flores bonitas.... Não tenho mesmo jeito nenhum para plantas!!
E por aí? Há espaço de varanda ou terraço? Usam-no? 

E dicas para as orquídeas de exterior?

10 comentários:

  1. Excelente trabalho.

    Ficaram lindíssimas...parabéns!!

    J.Lopes
    diariodevidanatural.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Agoro estas recilcagens, e em branco então, ficaram lindas. Belo cantinho tem agora ai.
    Pinta

    ResponderEliminar
  3. E quando se olha para trás... tudo valeu a pena! ficou fantástico!

    ResponderEliminar
  4. Que maravilhoso trabalho. Parabéns.
    Essas cadeiras de ferro são um espanto.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe põe regularmente cascas de ovos na orquídeas 😉

    ResponderEliminar
  6. As orquídeas precisam de apanhar sol nos bolbos para florir. Não colocar em sítio onde apanhe sol todo o dia senão as folhas ficam amareladas, mas de forma a apanhar sol de manha e sombra de tarde. Depois é adubar e txanan

    ResponderEliminar
  7. Ficou tão gira a sua varanda! Não há duvida de que com pouca coisa e bom gosto se fazem coisas espetaculares.. É uma inspiração para quem a visita :)
    Em relação às orquídeas de exterior, posso dizer por experiencia própria que, de vez em quando convém mudar-lhes o substrato e adubá-las. Mas não é com terra "do monte ou quintal" como eu fazia antes e os resultados não eram os melhores... Ultimamente tenho comprado substrato próprio para orquídeas no Leroy, mas sei que também há no continente, e até ver tenho tido bons resultados! Quanto ao sol, as minhas só apanham ao final do dia e é pouco.. A casca de ovo também lhes faz bem, os vasos da minha mãe estão cheios de casquinhas :)
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Ficou uma varanda linda,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  9. A varanda está mimo e essas cadeiras não teem preço.
    Tudo o que vem de família tem muito valor.
    Esperamos pelos coxins
    Boa semana
    Bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  10. Ficaram girissimas Joana!
    Beijinho,
    Manuela

    ResponderEliminar