quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Organização: Enquanto se faz o jantar....





Sempre ouvi dizer que não há nada melhor do que aprender pelo exemplo. E é um bocadinho isso que vou tentar fazer hoje.
Muito me questionam acerca de organização e da minha gestão de tempo, principalmente na cozinha, e tendo dois miúdos pequenos. O “como tens tempo para tudo”? Eu não tenho tempo para tudo, e muitas muitas vezes apenas faço uma gestão de prioridades num dado momento. E além disso, tenho uma enorme vantagem em relação à maioria das pessoas que conheço. Eu faço a gestão do meu próprio tempo, não respondo a um patrão e a um emprego “das 9 às 17”. E isso facilita muito a tarefa do “ter tempo para tudo”.

Mas como vos dizia, faço uma gestão de prioridades. Se programo 10 coisas para fazer num dia, e depois não o consigo fazer porque entretanto o filho mais pequeno está e birra e só quer mimo, ou tenho mesmo de responder a certos mails e tratar de alguma coisa que entretanto apareceu, o que eu faço é fazer apenas e só o que tem mesmo de ser. E definir o que não é urgente e pode passar para outra altura... Ter conseguido fazer esta gestão das “prioridades”, ajudou-me a ser ainda mais organizada...

Mas eu quero mesmo é dar-vos um exemplo de como me organizo, para que vos inspire e vos ajude na medida do possível e dentro do que me têm pedido.
Ontem entrei na cozinha às 19h. É importante dizer que a cozinha estava arrumada e organizada, porque isso também é importante.

Era preciso fazer o jantar, com sopa incluída, e organizar algumas compras desse dia, e assim ao mesmo tempo, organizar outras refeições desta semana.
Fui ao frigorífico e retirei os legumes para fazer a sopa. Descasquei, cortei em pedaços e coloquei na Bimby. (Igual se fosse na panela, ok!). Liguei a Bimby e passei à tarefa seguinte: começar a fazer o jantar. A carne estava temperada, havia arroz feito no frigorífico (que já tinha feito propositadamente a mais no dia anterior) e grelos cozidos do dia anterior, que cozi um molho inteiro e sobraram para outra refeição. Tacho ao lume, azeite e a carne que já estava temperada a cozinhar lá para dentro. 
Entretanto abri a embalagem de cogumelos. Arranjei metade para juntar à carne no tacho e a outra metade depois de lavada, seca e pronta a usar, colocada numa caixa para colocar depois no frigorífico.
Tinha comprado frango que temperei logo e assim está pronto a assar para o jantar do dia seguinte. Fiz o mesmo com uma tranche de salmão: temperei e guardei no frigorífico para o almoço do dia seguinte. (Nota: ajuda imenso terem pirex com tampa, que vão do frigorífico ao forno sem ser necessário sujar mais louça - atenção que têm mesmo de ser Pirex!)

Entretanto a carne do jantar estava quase cozinhada, juntei-lhe os cogumelos e mais umas coisas e continuou a cozinhar. A sopa entretanto acabou de cozer e foi só triturar.
Ainda tive uns minutos para cortar e lavar um molho de couve kale para saltear como acompanhamento do jantar de uns destes dias, e preparar umas cenouras em palitos que o Zé gosta de comer como snack.

Coloquei tudo no frigorífico e acabei o jantar envolvendo na carne o arroz cozinhado. Aqueci os grelos e coloquei a mesa. Eram 20h15 minutos. Chamei para o jantar!
(Com dois filhos pequenos, nem sempre é fácil ter uma hora em que eles não estão de volta de nós... E isto não acontece todos os dias. Portanto quando o Miguel chega mais cedo, e consegue estar com eles a brincar e a distraí-los, eu aproveito para adiantar o máximo de coisas possíveis...)
Sendo assim, fiz o jantar, preparei o almoço e jantar de quarta, e ainda adiantei um pouco o jantar de quinta feira. 


Também fazem o mesmo? Que truques usam? Expliquei-me bem?
(E fiquem sempre a saber mais coisas através do Instagram. Se ainda não me seguem façam-no aqui: https://www.instagram.com/joanaroque78/)

9 comentários:

  1. Sim, super bem!

    Faço exatamente o mesmo por aqui. Já comprei caixas de pirex porque gosto sempre de fazer lasanha e empadão para congelar. Depois basta tirar e levar ao forno. Num instante tenho uma refeição. Sopa há quase sempre no frigorífico e sempre que faço um acompanhamento, gosto de fazer um pouco a mais para dar para outro dia. É uma óptima gestão de tempo e resulta muito bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para levar ao forno ainda congelado ou é melhor por a descongelar?

      Eliminar
  2. Olá Joana,
    concordo e subscrevo tudo o que diz. AO contrário da Joana, trabalho fora, num escritório, na área comercial, que não é das 9H às 17H (quem me dera) mas sem horário. Como tal necessito de gerir muito bem o meu tempo dado que preparo almoço e jantar sempre! Faço compras ao sábado, onde tal como a Joana, chego a casa e perco tempo a arranjar legumes, a cozinhar, a preparar marinadas para no domingo cozinhar o que tiver que congelar, para durante a semana ser mais fácil de chegar a casa e ter a comida na mesa em meia hora :)Faço sopa de 2 em dois dias e recorro também à maravilhosa máquina, tal como faço na panela.
    Tendo tudo previamente arranjado e congelado permite que durante a semana o meu tempo na cozinha seja mínimo sem descurar uma boa alimentação.
    Para não falar de estar fora, o tempo que perdemos nas deslocações casa-trabalho-casa obriga-nos mesmo a ser mais organizados. Sem dúvida que as ementas são fundamentais, quer para a carteira como para evitar desperdícios.
    Obrigada pela publicação pois às vezes penso que sou caso único em ser assim :)
    Beijinhos
    Romã:*

    ResponderEliminar
  3. Deixo uma nota: o ikea tem umas caixas de vidro com tampa hermética que são mt boas para ir ao congelador/forno/mesa:)

    ResponderEliminar
  4. E tem de ser assim. Para mim é aos domingos, faço sopa, almoço e jantar para segunda.
    À noite quando chego a casa, cansada já tenho o jantar prontinho... É aquecer e descansar um pouco.
    Faço sempre almoço e jantar na véspera, assim vou me organizando e tento fazer duas versões para ficar por exemplo para terça e quinta.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/pizza-de-couve-flor.html

    ResponderEliminar
  5. Este fim de semana vou por estas dicas em prática!

    ResponderEliminar
  6. Aprendi com minha mãe que tudo que se possa adiantar nos afazeres da cozinha facilita a organização das refeiçõese quando se tem filhos isso é muito mais necessário. Quando tinha pequenos eu fazia isso a noite, depois que eles dormiam, ou me levantava muito cedo... Bjs e boa sorte aí na lida!

    ResponderEliminar
  7. Mto bos dicas,mas este tbem faço ponho é os pires dentro sacos plástico transparentes á falta de tampas��

    ResponderEliminar
  8. Para já tenho o habito de fazer uma panela de sopa ao sabado ou domingo (conforme disponibilidade mas sempre ao fim-de-semana) e congelar em doses individuais.
    Como fazemos ginasio 2x por semana é optimo pq basta tirar demanha, deixar no frigorifico a "descongelar" e a noite enquanto tomo banho é so deixar no fogao em lume baixo para ferver e aproveito e meto uns ovos a cozer por exemplo. Era impensavel chegar a casa, tarde, casada do ginasio e ainda cozinhar. Assim assunto resolvido.
    Tenho de me aventurar com mais refeiçoes prontas :)

    ResponderEliminar