quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Cozinha Organizada e Pronta a Receber o Natal!


Nada melhor do que aproveitar aquilo que foi para nós um fim de semana prolongado para ir até ao IKEA e procurar soluções de organização para os meus armários despenseiros (entre outras coisas)!

Para mim ir ao IKEA é um dos passatempos favoritos e, houvesse um IKEA aqui mais perto, e acho que não passava mais de uma semana sem lá ir. Como diz uma amiga minha, o IKEA é a Disneyland dos adultos! 
Eu que ia tão cheia de ideias e com a solução perfeita para os meus armários, acabei por ter de desistir da ideia original. Pois bem, como sabem a minha cozinha foi feita à medida para o espaço que tínhamos, e de acordo com um plano muito pessoal do que eu queria. Acontece que alguns armários não têm medidas “standart”. No IKEA, encontramos imensas soluções que podemos adaptar às nossas cozinhas, mas obviamente dentro de medidas normais - mais que tinham que fazer, do que ter todas as medidas para todos os armários possíveis e imaginários... - e o que acontece é que os cestos maravilhosos que eu queria, não davam mesmo para adaptar aos meus armários. Mas depois é isto que me faz gostar tanto do IKEA. Não há esta solução, mas há outras tantas à nossa espera.
Desolada, fui falar com uma menina. Expliquei-lhe o meu dilema, a solução que queria e ela logo me disse que realmente não dava para adaptar... Mas prontamente se disponibilizou para me ajudar a encontrar uma solução que resolvesse a minha questão de organização e arrumação.
Ora bem. Em vez de trazer os cestos UTRUSTA, acabei por organizar as minhas dezenas de mercearias e afins com a linha VARIERA, desde caixas de vários tamanhos, acessórios de especiarias, organizador de tampas, protetor de gavetas e recipiente extraível (maravilhoso!). Ou seja, além da organização dos meus armários despenseiros, ainda organizei umas quantas gavetas  - a das tampas das panelas e das especiarias extra - com acessórios que descobri na “loja do demo” (onde encontramos sempre coisas que nem sabíamos que precisávamos, mas que realmente fazem a diferença!)

Nos armários despenseiros, em vez dos cestos que inicialmente queria, acabei por colocar as caixas VARIERA com os ingredientes arrumados por categorias: massas, enlatados, óleos e azeites.... E os recipientes extraíveis são super simples e rápidos de montar, e ficam perfeitos com o arroz, as massas, os açúcares e as farinhas que estou sempre a utilizar. 
Trouxe também umas caixas VARIERA mais pequenas que posso facilmente tirar para fora do armário e onde tenho, por exemplo, tudo o que preciso para bolos: fermentos, bicarbonato, essência e pasta de baunilha. E outra com o mel e o Golden syrup e afins. Fáceis de tirar e voltar a arrumar. E com uma enorme vantagem. Adaptam-se a todo o lado. Todas as cozinhas. Todos os espaços. E são funcionais.... Como a minha cozinha não para, já tive oportunidade de testar esta nova arrumação e estou realmente satisfeita! Bem que uma leitora por aqui comentou que o método de caixas - que deslizam bem em prateleiras - era muito prático!


Apesar de não fazer parte do plano original, trouxe ainda outros “mimos” para organização da gaveta das panelas, e assim organizar as tampas, e outra para colocar os frascos de especiarias extra. Outra parte da cozinha mais organizada e a tarefa de arrumar simplificada.
Os armários parecem outros. Lá convenci o marido a montar os recipientes extraíveis - e colocou-os em poucos minutos, e depois lá estive a organizar tudo, mesmo a tempo para as receitas de natal.
Ainda trouxe mais umas caixas plásticas (SAMLA) pequenas de arrumação - que já aqui vos tinha mostrado, e onde arrumo pequenas formas de bolos, os cortadores de bolachas e afins, sacos de congelação e de lixo, os medicamentos, os biberons dos miúdos - para organizar mais umas pequenas coisas. E tinha vontade de trazer outro carrinho RASKOG, que uso para colocar as batatas, cebolas e afins, mas acabei por não ceder a essa vontade.


Mas como sabem, há outras vontades às quais nem sempre cedemos.... E apesar não ter nada a ver com a cozinha, a nossa entrada andava tão despida a precisar urgentemente de um móvel para receber quem nos chega a casa, que o que acabou também a vir comigo para casa foi uma cómoda KOPPANG fofinha, que ficou perfeita naquela espaço, por debaixo de um quadro antigo (também ele IKEA e que já não existe, mas que eu adoro!) e com decoração de natal....

A cozinha está assim pronta para receber a azáfama do meu aniversário e do natal. E a entrada mais amorosa! Só falta mesmo um IKEA mais perto de casa!

Não acham que ficou bem e até bastante funcional?
(post em parceria com o IKEA)

7 comentários:

  1. Também andei em maré de organizar a cozinha e usei as mesmas caixas para o fazer! No entanto, a minha cozinha é minúscula mas, ainda assim, deu para ganhar muito espaço. Também tenho o carro da fruta do outro modelo em triângulo. Só falta limar umas arestas e esperar que a minha mãe me traga uns frascos que comprou no IKEA em Lisboa (como moro na Serra da Estrela tenho que encomendar por ela!) Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho essas caixas na dispensa e adoro! Também tenho as transparentes para o que uso menos:)

    ResponderEliminar
  3. Também a Joana já com o tique da "loja do demo"?

    ResponderEliminar
  4. Joana que maravilha,...adorei esta organização,....é o sonho de qualquer mulher,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Adorei... mas ainda se gasta uns "cobres"...

    ResponderEliminar
  6. Ficou muito bem. Eu adoro o Ikea porque tem estas soluções fantásticas. Fica logo tudo com um aspecto mais arrumadinho.

    ResponderEliminar