sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Como conseguir mais e melhor arrumação na cozinha?!


Como sabem, gosto imenso da minha cozinha. Foi exatamente feita como eu tinha idealizado, desde as portas dos armários aos puxadores. Tem uma ilha, tem imensa arrumação, armários até ao teto. Foi pensada em cada pormenor para me facilitar a vida, uma vez que a cozinha além do coração da minha casa, é também um local de trabalho.
Continuo muito satisfeita com tudo nesta cozinha de adoro. Cada coisa tem o seu sítio exato e tenho toda a minha louça, panelas, tachos, utensílios, especiarias e tudo o que mais seja à mão. Mas se há coisas a melhorar? Há! 
Ao fim de mais de 1 ano e meio a viver aqui, a utilizar tudo todos os dias, há pequenos pormenores que merecem ser melhorados para me facilitarem ainda mais a vida e para conseguirem tornar esta cozinha ainda mais funcional. São para mim pequenas coisa, mas eu acho que podem fazer a diferença.
Os meus armários despenseiros necessitam de uma volta. Precisam de ser mais funcionais. De se tornarem mais práticos de cada vez que quero um ingrediente, e de cada vez que tiro tudo para limpar. Têm de ser mais organizados para não me obrigarem a tirar tudo e reorganizar a cada 3 semanas.
Gosto muito de ver as prateleiras arrumadinhas, mas a ideia que tenho é que só estão arrumadas 1 ou dois dias, Depois, com o tira e põe de ingredientes, rapidamente se vai instalando a desordem, que me obriga a voltar a arrumar tudo se não quero perder alguns minutos a procurar os ingredientes que necessito.


Tenho imensas ideias. Já vi imensas sugestões e já convenci o homem cá de casa a mais umas pequenas bricolages que ele faz com gosto e ainda mais jeito.
Mais uma vez acho acho que é a IKEA que nos vai salvar . Com imensas soluções que se adaptam a qualquer cozinha, tenho mesmo a certeza que tenho a solução perfeita.
A minha ideia é colocar um cestos de arrumação nas prateleiras, com umas calhas, de modo a simplesmente conseguir puxar o cesto´para fora e assim ver todo o conteúdo em cada uma das prateleiras/cestos! 
E aproveito ter de comprar os cestos com as calhas, e acho que trago mais algumas caixas de arrumação para pequenos ingredientes e utensílios, que dão logo outro ar aos armários.
Espero que esta seja a solução de arrumação e organização que eu tanto necessito para tornar a minha cozinha ainda mais funcional!
E se também estão à procura de soluções para as vossas cozinhas, ou se só querem inspiração, vejam aqui tantas ideias e opções diferentes e originais: 
http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/categories/departments/kitchen/

Em breve mostro-vos as novidades! (Assim o marido querido tenha disponibilidade!)

(post escrito em parceria com a IKEA)

6 comentários:

  1. Parece-me uma excelente solução. Aguardo o "depois" :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Joana, sou adepta fervorosa das caixas de sapatos! tenho-as na casa toda, desde os quartos à casa de banho e claro que na cozinha também. Umas pintei, outras forrei e algumas estão tal como vieram da loja, mas ajudam-me imenso a arrumar os armários da cozinha, só como exemplo tenho o armário da despensa com mais de 10 caixas de sapatos, onde estão arrumadas as mercearias por produtos: açucares/farinhas e fermento/arroz/massas/leguminosas/cereais/conservas/cafés/chás e infusões/sementes e frutos secos/reservas de condimentos e especiarias/produtos para sobremesas/guloseimas/produtos asiáticos/bolachas tipo maria e palitos la reine... e assim as coisas estão sempre arrumadas, tudo tem o seu cantinho e mesmo que precise de tirar alguma coisa que esteja à frente para chegar a alguma coisa lá atrás, sai a caixa e volto a pôr no mesmo sítio sem ter de estar a mexer em 500 produtos e a baralhar tudo. Uso a mesma técnica na casa toda, caixas de sapatos no escritório para guardar tudo o que são fitinhas e colas e tintas e etiquetas... e o bom é que não gastei dinheiro nenhum, sempre que compramos sapatos cá em casa, trazemos as caixas e com um sorriso pedimos na loja se não tem mais alguma caixa que nos possam dar. Já as usei também como base da cabazes de Natal, pintadas ou forradas com papel autocolante a imitar madeira. Quem inventou as caixas de madeira devia receber um Nobel!
    ops, já me alonguei... Parabéns pelo blog e Feliz Natal!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,
    Realmente se na nossa dispensa tivermos caixas/cestos/tabuleiros, já ajuda e MUITO a organização. Pois mantemos juntos os mesmos tipos de produtos, farinhas, massas, açúcares, etc.
    Na minha despensa tenho tudo neste tipo de caixas pois quando é para tirar alguma coisa, basta puxar e deslizam bem nas prateleiras.
    Já faço como a Magda Novais mas noutro tipo de caixas, acho que vou adoptar as caixas dos sapatos também, pois caixas a custo «zero» é coisa que não falta por aí...
    Bjs e bom fds.
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  4. Eu renovei a cozinha há um ano e um dos meus finca pés (o outro foi sobre o lava loiça) é que o armário dispnseiro tinha que ter gavetas! Maravilha :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também tenho esse problema. O meu sonho era fazer isto à minha despensa: https://br.pinterest.com/pin/371617406726881519/

    ResponderEliminar