segunda-feira, 14 de novembro de 2016

De fruta a compota. E assim começam os “Presentes de Comer”





Todos os anos é a mesma coisa! Dou as mesmas indicações para que depois não se vão perdendo pelo caminho. Os presentes de comer, começam cedo a ser pensados nesta cozinha.
Começam com as frutas do verão que muitas vêm vem parar cá a casa.... Os figos do quintal dos sogros, a cougete que o Nuno ofereceu, o melão sem sabor que os cunhados trouxeram...
E depois com a chegada do outono, com as maçãs, as pêras e os marmelos.
Nos meus presentes de comer há sempre lugar às compotas. Foi assim que começaram, e é uma forma de me lembrar sempre da minha avó que as fazia religiosamente todos os anos.

E se até posso fazer algumas compotas mais clássicas, sem inventar, gosto de me aventurar em combinações diferentes, de frutas e legumes e até outros aromas. Depende da inspiração do dia e do que há em casa.

E as sugestões para este ano?
Uma compota e um chutney. Tudo com frutas da época. Pêra e Maçã. Simplicidade acima de tudo. Ingredientes fáceis e, para quem tem de comprar, mais acessíveis.
Depois é o habitual. Frascos “reciclados” das azeitonas, pickles, ou que pedem aos amigos e familiares para vos guardarem. Fitinhas e até simples etiquetas escritas à mão. Não precisa de ser nada demasiado glamoroso. Se tiverem paciência e vontade, procurem umas etiquetas no site que vos falei no outro dia, editem-nas, imprimam e colem a vosso gosto. Se não, uma simples fita e uma etiqueta escrita à mão são perfeitas!
Um dos presentes mais mimosos que recebi, foi uma compota de figo preparada pela minha comadre Cristina e cuja etiqueta vinha escrita pela mão do meu afilhado mais velho, com aquela letra irregular e ainda feia dos miúdos que aprenderam à pouco a escrever...
Aqui decorei muito simplesmente os frascos, apenas para vos dar sugestões de decoração, além de receitas para os vossos presentes de comer!
Já sabem que acrescentar um pequeno cortão com receitas complementares ou indicações de uso, ajuda a que quem recebe os vossos presentes de comer os consiga aproveitar ainda melhor!
Preparados para começar com os Presentes de Comer?

Chutney de Maçã e Especiarias

Ingredientes para 6 frasquinhos pequenos:
(adaptado de “How to be a domestic goddess” - Nigella Lawson, página 357)

1,5kg de maçãs
1 cebola
1 colher de chá de piri-piri moído
250g de açúcar amarelo
1 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice)
1 colher de chá de cravinho em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
250ml de vinagre de sidra
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque as maçãs, retire-lhes os caroços e corte-as em cubos não muito grandes. Pique finamente a cebola.
Coloque depois a maçã, a cebola picada, todas as especiarias, o açúcar e o vinagre numa panela e tempere com um pouco de sal e pimenta. Mexa bem para envolver todos os ingredientes e leve ao lume até que levante fervura. Reduza depois para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 30 a 40 minutos até que esteja uma mistura macia e muito aromática.
Coloque o chutney ainda quente em frascos previamente esterilizados, tape e guarde num local seco.
Decore a gosto

Compota de Pêra com Passas e Vinho do Porto

Ingredientes para 4 frasquinhos

1 kilo de pêras descascadas e se caroço
650g de açucar
150ml de vinho do porto
100g de uvas passas

Preparação:

Leve um tacho ao lume com a pêra partida em pequenos pedaços e o açúcar. Envolva bem e leve ao lume. Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até o doce ter atingido o ponto desejado (ponto de estrada). Com uma varinha mágica triture o doce. Adicione o vinho do porto e as passas e leve novamente ao lume deixando depois ferver, em lume brando apenas 2 minutos. 
Retire a compota e coloque-a ainda quente em frascos bem esterilizados e de preferência também quentes. Feche de imediato e vire-os de cabeça para baixo cerca de 30 minutos, para que ganhem um vácuo natural.

Rotule e decore a gosto.

4 comentários:

  1. Boa tarde!
    Eu estava motivada para fazer os cabazes até ler o post na semana passada a falar das reaçoes negativas das pessoas ao receberem cabazes caseiros.
    Nao se sinta culpada, nao tem nada haver consigo.
    O post fez-me lembrar das reaçoes do ano passado, e dos cabazes de pascoa que fiz, e isso desmotivou-me muito. E decidi nao fazer.
    Nem sei se vou dar presentes.
    No 25 vou fazer (como todos os anos) um almoço de natal para a familia inteira e para mim já é um bom presente de Natal! Uma mesa bem posta com boa comida já é muito bom!
    Obrigada
    Ana Bonvin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Aventurei-me nos cabazes de natal há 6 anos, qd estive desempregada em casa alguns meses e a seguir mais de perto as publicações e sugestões da Joana. Comecei pelas compotas, dps por alguns snacks e bolachinhas... Devo dizer q a reacção foi positive e tem sido desde então, pelo menos é essa a mh impressão... Porém, há uns anos, ofereci bolachas ANZAC a uma pessoa conhecida com uma filha pequena na altura. Passados uns dias, tlf-me a perg o q as bolachas levavam pois a filha estava c borbulhas no corpo e eram uma reacção alérgica a provavelmente algo q tinha comido e 'só poderia ser das mhs bolachas'! Fiquei sem palavras! Primeiro pq já imensa gente as tinha comido e nada tinha acontecido; Segundo, eu vi em algumas ocasiões as 'porcarias' q davam de comer àquela miúda e logo por sorte, tinham sido as mhs bolachas?! Escusado sera dizer q nunca mais receberam nada da mh parte! E qd sinto algo assim, acabou-se certas ofertas da mh parte! Mas ñ podemos desanimar só por algumas reacções negativas... Acredito q há ainda bastante gente a gostar destes miminhos caseiros, ou então sou eu q tenho sorte com os amigos :) Bjinhos e boas festas!

      Eliminar
  2. Yummy :) Nunca fiz chutney, mas é algo a experimentar qq dia :) Eu cá vou fazer compota de abóbora com chocolate, q é uma das mhs favoritas das receitas q nos deste ;) Bjinho! P.S. - onde arranjaste a mini-colher? Thanks ;)

    ResponderEliminar
  3. Por aqui já comecei, pla compota de abóbora com canela e gengibre. Resultado: marido a queixar se que tb quer!!!! ��

    ResponderEliminar