segunda-feira, 4 de julho de 2016

Compras Fraccionadas (e aproveitar fruta mais madura que se comprou a um bom preço!)


Provavelmente não sou a única pessoa que se tem debatido com isto, mas, nos últimos tempos cada vez faço menos compras em supermercados. Ou melhor, quase que deixei de comprar os frescos nos supermercados. Por vários motivos, sendo que o principal é que acho que encontro produtos de melhor qualidade e a melhor preço fora das grandes superfícies.
Com a horta Terra Fresca e com as minhas idas semanais ao mercadinho biológico, já comprava cada vez menos frutas e legumes no supermercado. (Principalmente legumes.) E depois havia dias em que ficava realmente desiludida com algumas das compras no supermercado. Muita fruta e legume importados - e eu tento comprar sempre produtos nacionais e de época - muita fruta “bonita” por fora, mas com pouco sabor. Aos poucos comecei a procurar outros sítios onde conseguisse encontrar fruta e legumes de melhor qualidade que colmatassem as falhas do que posso comprar habitualmente no mercadinho biológico e do que conseguia trazer da horta.
Com isto não quero dizer que deixei de comprar nas grandes superfícies, até porque por há alguns produtos que são mais difíceis ou até impossíveis de comprar nos mercados, mas passei a comprar cada vez menos coisas e com menor frequencia.
Nos ultimos tempos passei a frequentar uma “pequena” frutaria de bairro,perto de casa dos meus pais, com imensos produtos nacionais, bons preços, e principalmente com aquela fruta que por ter um calibre mais pequeno é muitas vezes “rejeitada” pelas grandes superfícies. Claro que também há as frutas exóticas, importadas, mas na fruta e legumes da época, nos produtos nacionais, há normalmente bons preços e boa qualidade.
Outro dos motivos que me leva a gostar bastante deste género de comercio mais tradicional, é o facto de, quando a fruta está mais madura, fazerem preços mais baixos. Coisas que as grandes superfícies normalmente não fazem, e que muitas vezes desperdiçam ou deitam fora.
Esta semana que passou consegui comprar banana da madeira a menos de 0,80€ por quilo. Realmente estava madura - mas mesmo no ponto que os meus filhos gostam, e quando está perfeita para bolos, batidos, gelados e smothies. O melhor de tudo foi trazer mais de 2 quilos e aproveitar para congelar banana nacional para gelados e smothies. E o mesmo com os morangos, que por já estarem mais escolhidos estavam com um preço mais simpático, e que estão no ponto para congelar para os batidos e gelados que vamos fazendo aqui por casa nesta altura do ano.

Actualmente acabo mesmo por ir ao supermercado para mercearias, fraldas, papel higiénico e produtos de higiene e limpeza. Cada vez mais fracciono as minhas compras mas, curiosamente não gasto mais tempo, porque sei exatamente o que quero de cada sítio, e tenho uma enorme vantagem de ter todos estes locais muito perto de casa e num raio de 2 ou 3 quilómetros.

Quem mais faz as compras fraccionadas e prefere o comercio mais tradicional e os mercados para os produtos frescos? Que locais aconselham nas vossas cidades? (Podem sempre ser útil para outros esta informação!) 

14 comentários:

  1. A ideia de congelar fruta madura para batidos é fantástica :)
    Boa dica

    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
  2. Eu também compro fruta e legumes sempre numa mercearia. Tem sempre tudo fresco ;-) as vezes compro 3kg de cenouras mais "feias" por 1€ ;-)

    ResponderEliminar
  3. Faço exatamente o mesmo! A fruta e os legumes à venda nos supermercados não têm sabor nenhum e parece que são super caras para o produto que é. Também congelo bananas para fazer gelado :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. As frutas e os legumes também já não compro nas grandes superfícies e pelas mesmas razões da Joana. Que bem que me sabe uma melancia a saber a melancia, os alperces sem aquele sabor à fruta "guardada", as cerejas mesmo das que eu gosto e claro, quando a fruta está mais madura conseguem-se essas promoções que nos supermercados não há. Ainda agora ao almoço congelei 2 bananas já bastante maduras que um destes dias vão dar um ótimo gelado.

    ResponderEliminar
  5. Olá!No meu caso, eu tenho uma horta que me dá muito trabalho mas,do qual me orgulho pelo prazer de consumir produtos de boa qualidade,biológicos e sempre frescos,mas quando me faltam alguns legumes ou frutas, compro na feira semanal,é completamente diferente a frescura, comparada com os supermercados!

    ResponderEliminar
  6. Olá!No meu caso, eu tenho uma horta que me dá muito trabalho mas,do qual me orgulho pelo prazer de consumir produtos de boa qualidade,biológicos e sempre frescos,mas quando me faltam alguns legumes ou frutas, compro na feira semanal,é completamente diferente a frescura, comparada com os supermercados!

    ResponderEliminar
  7. Olá! Em Lisboa não é nada fácil. Costumo comprar na Horta do Bairro ou, agora no Verão, nos vendedores ambulantes de rua. Os mercados não gosto tanto, acho que a fruta e os legumes vêm sempre do MARL de qualquer maneira....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,

      Existe um pavilhão no MARL destinado apenas aos produtores nacionais que vendem lá a sua produção de época.

      Tânia Silva

      Eliminar
    2. Boa tarde, e para nós (sem sermos vendedores) é possível ir lá comprar?

      Eliminar
  8. Olá Joana,
    Vivo em pleno Ribatejo, logo tenho acesso facilitado a fruta e legumes da época e nacionais. Compro sempre no mercado da minha cidade e/ou directamente ao produtor (nesta zona muitos produtores vendem directamente no mercado). O ano passado comprei imenso tomate coração para gaspachos, e fazer molho de tomate caseiro que conservo em vácuo. Este ano os morangos não foram muitos, mas os pimentos já começaram e as courgetes estão em pleno :) Mais uma semana e já haverá melancia e melão branco do "nosso" (até agora tem sido do Senegal ou de Marrocos)e já ando a organizar o espaço para os congelar para gelados, batidos, granizados e tudo o que a imaginação me ajudar.

    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  9. Cá por casa também se fracciona as compras: Fruta e legumes são comprados a um produtor locar através do "Prove", o que ficar em falta compra-se no mercado. A carne vou comprar directamente à Loja da Carne na Setc. Tudo o resto costumo comprar no supermercado.

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana,

    Desde que nos mudámos para a "aldeia" que também deixamos de comprar fruta e legumes nos hipermercados. Batatas e abóbora compramos em produtores locais e as restantes coisas numa frutaria que abriu há 1 ano pertinho da minha casa. Maçãs e pêras daquelas pequeninas mas docinhas docinhas, é uma maravilha. O sabor da fruta e legumes não tem nada a ver com as dos hipermercados e muitas vezes áté é mais barato e duram mais tempo.

    Beijocas,

    ResponderEliminar
  11. Fruta e Legumes no site cadaquinta.com super saborosa e de agrigultores da zona. Carne no talho sempre! Já me conhecem e não me enganm e conhecem a carne. Passei a fazer mais coisas em casa tambem, como iorgutes e pão. De resto aproveito promoções dos hipers.

    ResponderEliminar
  12. Sim o comercio tradicional é melhor e se fizermos bem as contas, consegue sair-nos mais barato pois os produtos duram mais tempo. Gosto de ir á frutaria comprar fruta e legumes, ao talho para a carne e rissois, a peixaria é que é mais dificil porque o peixe é muito caro. Mas o que mais adoro e até mesmo EU AMO é ir á feira semanal comprarna carreira(ZONA SÓ PARA PRODUTOS CRIADOS NA VIZINHANÇA OU SEJA NOS HABITANTES LOCAIS).Agora final de Agosto as aboboras inteiras são vendidas a 5€ eu compro uma inteira, parto-a aos cubinhos e congelo,assim como o feijão riscado, as favas, couve bruxelas,ervilhas, etc Diana Santos

    ResponderEliminar