quinta-feira, 3 de julho de 2014

Espinafres: como congelar?

É bom ter amigos que se lembram de nós. Que ligam a perguntar se queremos espinafres. E que nos vêm trazer cá a casa os ditos e ainda, para juntar à coisa, como se tamanha generosidade não fosse já suficiente, ainda nos trazem uma caixinha composta com cerejas, ameixas e nêsperas. E tudo de produção caseira.
Como sabia que não ia consumir os espinafres nos próximos tempos resolvi logo prepará-los para congelar para depois utilizar.
Deixo aqui como apontamento a maneira como tenho preparado os espinafres para congelar.
Depois de os arranjar, separando as folhas dos caules grossos, lavei-os muito bem em várias águas. Coloquei depois uma panela ao lume com água e sal e assim que a água levantou fervura coloquei os espinafres previamente escorridos e deixei cozinhar cerca de 3 minutos. Depois escorri-os bem e espremi para que libertassem toda a água. Até aqui nada de novo.
Depois de bem espremidos coloquei montinhos em cuvetes de gelo, de modo a ficar com espinafres “separados” e fáceis de usar na quantidade desejada. Depois congelei as cuvetes e assim que os cubinhos de espinafres ficaram congelados coloquei-os num saco de congelação, ficando assim com espinafres prontos a usar, quase da mesma forma como aqueles que já compramos congelados nas grandes superfícies.
A grande vantagem é que usamos muito mais facilmente a quantidade que necessitamos para as nossas preparações culinárias.
E vocês, também fazem assim? O que acham desta sugestão?

13 comentários:

  1. Adorei! Fazia tudo igual até à parte das cuvetes. Fantástico. Assim, ficam separadinhos e escusamos de andar a bater com o saco para os descolar... quando descolam! :)

    ResponderEliminar
  2. Esta é capaz de ser uma das melhores ideias que já publicaste no blogue :D Adorei.

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima sugestão que também dá para congelar as nabiças. É o modo ideal, porque faz o branqueamento e quando se descongelam para preparar sopa, não ficam duras.
    Como o espinafre é muito macio, costumo congelá-lo sem branquear. Guardo em sacos de congelação já nas doses apropriadas. Depois, eles cozem muito rapidamente na água ou caldo a ferver.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  4. Excelente ideia/dica. Vou definitivamente implementar. Já fazia algo parecido com as ervas aromáticas.
    obrigada !

    ResponderEliminar
  5. Olá joana,
    Ora que post mais a propósito...
    Tenho espinafres no frigorifico e estava a pensar numa maneira de congelar em doses pequenas como os congelados de compra...
    Obrigada.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  6. Eu não cozo antes de congelar. Ficam bons e não deito fora os nutrientes da água da cozedura. Para os congelar, separo as folhas em sacos de congelação.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde a todos.

    Atenção que os espinafres não se devem reaquecer ou recozinhar. Da primeira vez que são cozinhados libertam a água toda, das vezes seguintes já não têm água para libertar e libertam toxinas.

    ResponderEliminar
  8. Vou já apanhar os espinafres do canteiro e dar-lhes o mesmo tratamento!

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, eu não cozinho os espinafres, arranjo, lavo muito bem e congelo em saquinhos. Ficam optimos. Não sei se é o correcto, mas sempre fiz assim e ficam optimos em qualquer prato.

    ResponderEliminar
  10. A sugestão é óptima, claro! Assim como o post anterior, da utilização dos ovos :) Já agora, congelas o doce de ovos em recipientes de plástico, certo? E quanto tempo é necessário retirar do congelador antes de usar? Desculpa a minha ignorância, mas a única coisa que tenho congelado até agora são claras de ovo. Obrigada! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  11. Excelente ideia, mas vou congelar assim sem cozer! ;)
    Grata pela partilha!
    Bj de boa semana,
    Sofia

    ResponderEliminar
  12. Atencao..eu li algures num blog de um pediatra que nao se devem cozinhar os espinafres e depois congelar...devem se congelar crus. Cumprimentos teresa pombal

    ResponderEliminar
  13. Eu para além de congelar os espinafres dessa forma, faço esparregado em porções, assim quando me apetece comer retiro apenas as porções necessárias.

    ResponderEliminar