quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sugestões para os cabazes de Natal #4 – Kit Massas

Durante o verão, e na altura do tomate maduro que veio de casa dos avós, andei feita “formiguinha”. Preparei frascos e frascos de molho de tomate que pasteurizei. Fiz e pasteurizei também peperonata com os pimentos caseiros. E tudo com uma ideia em mente. Oferecer no natal.
Entretanto surgiu a ideia. Em vez de fazer um cabaz de natal mais tradicional com as habituais compotas, marmelada e bolachinhas, que tal presentear alguns amigos com um Kit Massas? Eu sei que eles gostam e é uma ideia diferente.
Ao molho de tomate caseiro e à peperonata juntei azeite aromatizado com manjericão do meu vaso da varanda, e ainda uma mistura de especiarias para esparguete que descobri no novo livro na Nigella Lawson (“Nigellissima”) e que encaixa na perfeição no tema dos meus Kit Massas de Natal.

Cada kit é composto por um frasco de molho de tomate caseiro, um frasco de peperonata, um frasco com mistura de especiarias para massa e uma garrafinha de azeite de manjericão .E ainda cartões personalizados, com receitas onde os diferentes condimentos são utilizados em saborosos pratos de massa. Uma ideia diferente para presentear os amigos este Natal.

Especiarias para Esparguete
(in “Nigellissima” Nigella Lawson, página 235)

Para 4 frascos de 110ml:
15g de salsa seca
15g de alho seco granulado
30g de piri-piri moído
45g de sal

Preparação:
Misture os ingredientes numa taça e coloque-os depois nos frascos. Feche bem e ofereça com instruções de uso.
(Coza 100g de esparguete em água temperada de sal e quando estiver cozinhado escorra-o. Polvilhe com 2 colheres de chá da mistura de especiarias e uma colher de sopa de azeite e envolva bem no esparguete, juntando ainda uma ou duas colheres de sopa da água da cozedura. Sirva)

Receitas para o Kit Massas:

Esparguete com Camarão e Tomate
Para 4 pessoas coza 300g de esparguete em água temperada de sal.
Entretanto salteie 400g de miolo de camarão em 1 colher de sopa do azeite de manjericão e tempere com sal e pimenta. Acrescente o molho de tomate caseiro e deixe levantar fervura.
Junte agora o esparguete previamente escorrido, envolva bem e antes de servir regue com um pouco mais de azeite de manjericão. Sirva de imediato.

Esparguete com Especiarias e Azeite de Manjericão
Para 4 pessoas coza 350g de esparguete em água temperada de sal.
Entretanto leve ao lume uma frigideira com 4 colheres de sopa do azeite de manjericão e 4 colheres de sopa da mistura de especiarias. Deixe aquecer bem e acrescente o esparguete previamente escorrido e um pouco de água da cozedura. Envolva bem e sirva.

Penne com Peperonata e Chouriço
Para 4 pessoas coza 300g de massa penne em água temperada de sal.
Corte 1 chouriço em rodelas e leve-o a cozinhar numa frigideira anti aderente até começar a libertar a sua gordura. Acrescente depois a pepeonata e deixe cozinhar uns minutos em lume brando. Junte depois a massa bem escorrida e envolva no preparado anterior. Sirva polvilhado com um pouco de queijo ralado.

Bruchetas de Peperonata
Para 4 pessoas torre ligeiramente 4 fatias de pão caseiro. Esfregue-as com um dente de alho e regue-as depois com um pouco do azeite de manjericão. Coloque sobre cada fatia de pão 1 colher de sopa de peperonata e termine com uma fatia fina de presunto. Sirva.

18 comentários:

  1. Joana,
    Mais uma óptima ideia!! Será que pode deixar a receita da peperonata?
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por tudo o que faz! Que belas ideias e bom gosto. Pode por favor dizer como pasteurizou o molho de tomate e a peperonata? Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez excelentes ideias. Sei que o ano passado colocou aqui os links para as etiquetas, mas não consigo encontrar o sítio desses cartõezinhos das receitas. Será que me pode ajudar?

    obrigada

    ResponderEliminar
  4. Bem, os outros ingredientes com q encheste o cabaz já ñ posso fazer p este ano, mas gostei muito do mix de ervas secas para massa :) O ppl gostou (e durante o ano tenho pessoas a pedir-me!) do mix de especiarias para carnes grelhadas e tenho aí algumas latinhas já com a mistura, mas quem já recebeu e gosta de massa (quem ñ gosta?!), é uma boa alternativa p dar algo diferente e fazer um brilharete à tua conta, hehe! Bjinhos e thanks pelas maravilhosas sugestões!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! Pode dar-nos a receita da Peperonata? Era uma boa adição aos cabazes deste ano visto que até tenho pimentos para dar e vender :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Cara Joana, passo todos os dias nos seus dois blogs, tenho os seus livros, 'recomendo-a' sempre que posso a alguém, mas nunca deixei aqui um comentário. Esta estreia serve para felicitá-la. Conheço tantas pessoas que sabem fazer bem as coisas mas têm muita dificuldade com a palavra "partilhar". Gosto e defendo esse seu modo, que utilizo também: se sabemos fazer uma coisa bem feita não há razões para guardar segredo, mas sim para tentar que os outros também façam, sem medo de imitações ou comparações. Obrigada por tudo, por todas estas dicas também. Gostei especialmente desta. Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Joana... fantástico post!... Também ando a preparar os meus cabazes... e esta ideia vem mesmo a calhar... Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei a ideia, mas fiquei com uma dúvida. Uma vez que a mistura leva sal, cozer o esparguete em água temperada com sal e depois adicionar a mistura, não deixará o esparguete salgado?
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  9. Cor de chá
    Não, o esparguete não fica salgado. Quando junta esparguete com bolonhesaa de carne também não temperou de sal as duas coisas? é a mesma coisa. Tempera a água onde coze o espatguete com um pouco de sal para este ganhar sobor e tempera o molho com que serve o esparguete.

    Espero ter ajudado,
    Joana

    ResponderEliminar
  10. Meninas:

    Fazer a peperonata é a mesma coisa que fazer um molho de tomate. A diferença é que ao refogado de cebola junto pimento cortado em cubinhos - muito pimento - e só depois o tomate partido em pedaços.
    Espero ter ajudado,
    Joana

    ResponderEliminar
  11. Teresa,

    Gostava de a ajudar, mas tenho estes cartõezinhos há muitos anos e não anotei de onde os retirei.
    Desculpe,

    Joana

    ResponderEliminar
  12. Rute,

    Saiba mais aqui:
    http://economiacadecasa.blogspot.pt/2012/09/pasteirizacao-caseira-molho-de-tomate.html

    Joana

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana,
    fui às publicações do blog do ano passado e encontrei o link nos comentários... não tem que pedir desculpa... já guardei nos favoritos...

    obrigada
    um abraço

    ResponderEliminar
  14. Que ideia fantástica!!!
    Beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Ola Joana, o seu registo neste blog é fantástico.
    Gostaria de saber onde posso encontrar esses frasquinhos tão giros.
    Boas festas!

    ResponderEliminar
  16. Ola excelente ideia
    mas este ano vou optar

    http://cabazportugal.pt/index.php?id_product=68&controller=product

    ResponderEliminar