segunda-feira, 16 de julho de 2012

Simplificar ao Planear um Jantar


Se para alguns organizar um jantar e receber amigos em casa é uma tarefa fácil, para outros é uma enorme dor de cabeça, e nem sabem por onde começar.
Receber pessoas em casa para jantar não ter de ser um momento de stress nem de dona de casa desesperada com cabelos em desalinho e um fogão cheio de tachos e panelas.
A regra de ouro é simplificar e assim conseguir fazer desse jantar algo memorável e divertido para todos.
O ideal é mesmo ter uma ementa base. Uma entrada, prato principal e sobremesa que sejam receitas que faz sem nenhum problema e que permitam ser preparadas com antecedência, pois para simplificar é também necessário planear.
O ideal mesmo é como entrada preparar uma sopa ou um creme de legumes que, poderá ser preparado de véspera e apenas aquecido antes dos convidados chegarem. Nos meses mais quentes, poderá sempre optar por uma salada que também pode ser preparada com antecedência e apenas "montada" e temperada na hora (por exemplo uma salada com rucula, parmesão, nozes e bacon estaladiço). Mas, se quer mesmo simplificar opte por colocar na mesa azeitonas temperadas, pão fresco, uma ou duas variedades de queijo, presunto ou paio de boa qualidade e um patê a seu gosto que tanto poderá comprar como preparar em casa, como é o caso do paté de atum.
Para o prato principal escolha uma receita "de um tacho só", carne ou peixe e acompanhamento tudo numa só travessa, como é o caso da lasanha (que poderá fazer de qualquer combinação que imaginar), ou um prato de bacalhau ou camarão gratinado ou até um arroz de pato. Escolha receitas - como as referidas - que possam ser preparadas de véspera e que, basta acabar no forno assim que os seus convidados chegam a sua casa. Para acompanhar bastará preparar uma simples salada ou legumes.
Quanto à sobremesa, parece-me que é mesmo o mais fácil. Leite-creme, uma tarte de maçã, bolo de chocolate ainda morno com uma bola de gelado, uma mousse de frutas ou de chocolate são receitas simples e rápidas que quase todos sabem fazer. No caso de ter dificuldades com as sobremesas, opte por uma ou duas variedades de gelado com uns canudinhos de bolacha ou chocolate. Outra alternativa simples e do agrado e todos é um fondue de chocolate com morangos, bolachinhas secas e pedaços de donuts.
Ninguém necessita de ser um grande cozinheiro para receber pessoas em casa, mas se simplificar em vez de tentar fazer receitas complicadas que nunca experimentou e que lhe vão ocupar o tempo mesmo antes dos convidados chegarem, vai ver que tudo correrá melhor.
Simplifique a ementa e as tarefas, organizando tudo o que puder de véspera. No dia ponha uma mesa bonita, organize e ultime as coisas na cozinha e tenha tempo para se arranjar e assim receber os convidados com um sorriso nos lábios e sem stress. Afinal o que deseja é passar um bom momento com os seus amigos em vez de estar desesperada, cabelo em desalinho, cozinha caótica e avental posto quando os seus convidados finalmente aparecem para jantar.

10 comentários:

  1. dicas preciosa, jà me aconteceu de ficar desesperada,porque as visitas chegaram e eu ainda com as panelas no fogo,e com os bobs na cabeça rsrs
    bom inicio de semana

    bacione

    ResponderEliminar
  2. Olá! Obrigada pela dica! Vem mesmo a jeito pois tenho um jantar com amigos este fim de semana! Aproveito para dizer que gosto muito dos seus blogues e fazem parte dos meus favoritos!

    ResponderEliminar
  3. Posts sempre pertinentes :) Cá em casa receber gente p almoçar/jantar ñ costuma ser stressante, mas depende um pc dos convidados, se são mais 'críticos' ou não :) Bjinhos e thanks pelas sugestões sempre úteis!

    ResponderEliminar
  4. Posto assim, parece tudo tão fácil. Na verdade fico sempre num stress e descabelada quando tenho gente em casa...

    ResponderEliminar
  5. Olá! Adoro o seu blog. Dicas extremamente úteis e receitas deliciosas.

    Gosto imenso de cozinhar e gostava de ter os meus amigos mais vezes em minha casa, mas nunca consigo ter o jantar pronto quando os meus convidados chegam, o que me deixa stressada e nervosa e acabado por não me divertir, como era suposto.

    Gostava imenso de conseguir planear um jantar que me permitisse receber os convidados sem ser de avental. Vou tentar seguir as suas dicas para ver se da próxima vez os recebo de salto alto, cabelo arranjado e um sorriso no rosto.

    Uma dúvida que tenho sempre e que talvez me consigo esclarecer:
    Quais os melhores pratos para preparar de véspera? Até que ponto os posso adiantar? Posso guardá-los de um dia para o outro no frigorífico ou tenho que congelar?
    Fico sempre renitente em dar comida aquecida aos meus amigos, por isso seixo sempre tudo para o fim….

    Obrigada e continue a escrever para as suas leitoras.
    Andreia

    ResponderEliminar
  6. Eu ficava sempre nervosa, ne gozava a tarde/noite. Agora faço tudo com calma, bem planeado e nem sempre corre TUDO como queremos, mas desde que corra bem, fico feliz :)

    ps: este post fazia bem a algumas pessoas que eu cá sei, que da "arte" (not, basta ter só gosto de receber) de bem receber, não sabem nadinha...pena mesmo!

    ResponderEliminar
  7. Excelentes dicas!

    Adoro receber pessoas em casa e no ínicio era um stress, com o tempo fui limando algumas arestas e usando alguns truques.

    Para mim, o mais importante é não experimentar uma receita pela primeira vez com convidados e fazer refeições que permitam preparação com antecedência e não necessitem da nossa presença constante na cozinha.

    Beijinhos,
    Dannie

    ResponderEliminar
  8. Boooooa dica, como sempre!

    Eu cá tenho duas opções: aquela que quero receber com tudo pronto ( um consumé, um arroz de pato e uma mousse de manga e ...pimba!) ou a minha tradicional feijoada à brasileira. Neste ultimo caso, os amigos chegam e a dita ainda está em fogo baixo... a engrossar o molho... mas tb faz parte eles (os amigos) alinharem na preparação: cortar as limas com o maridão para a caipirinha ( e dar "bitaites" na dose da cachaça..kkk), descascar e preparar os gomos da laranja que ficam estrategicamente dispersos na mesa, cortar o pão etc... o convívio já começa aí... ficam todos à vontade, a sentirem-se parte da dita cuja! :)

    O importante: depois do terceiro gole de caipirinha, ninguém mais refila com a couve à mineira! :))

    Beijinhos a todas!

    ResponderEliminar
  9. Já tenho o meu expemplra de "cozinhar, Celebrar e Partilhar", e e stou a adorar, taç como adoro passar por aqui! :)
    O "Feito em Casa" é que anda esgotadíssimo! :(

    ResponderEliminar
  10. Já deu jeito este post. Hoje houve almoço com colegas cá por casa e correu tudo bem. Obrigada

    ResponderEliminar