segunda-feira, 19 de março de 2012

O Presente para o Dia do Pai

Para muitos o dia do pai (e da mãe e dos avós...) é um dia especial. Para outros é apenas um dia comercial, com as lojas a promoverem presentes para o pai.
Por aqui, não dou, nem nunca dei demasiado importância ao dia. Claro que há telefonemas e beijinhos e, se possível, tento ir almoçar ou jantar com o meu pai nesse dia. Mas não o faço apenas porque é dia do pai, até porque tento estar com os meus pais sempre que possível, e não me lembro deles apenas nestas ocasiões. Acho que devemos aproveitar todas as ocasiões que podemos para estar com eles e mostrar o quanto são importantes para nós. E tudo isto sem pensar que tenho de ir comprar uma prenda e telefonar ao meu pai apenas e só porque é dia do pai. E, como sabem, o que gosto mesmo é de oferecer pequenos mimos caseiros. E o dia do pai não é excepção.
Quando era mais pequena, eu e a minha irmã fazíamos postais, desenhos, quadros e pequenas outras coisas, quer em casa, quer na escola para oferecer ao pai. E ainda hoje acho que maior parte das crianças o fazem. Então, porque é que quando crescemos, achamos que temos de ir comprar um qualquer presente? Se dantes o pai ficava encantado com estes pequenos mimos, será que agora é diferente?
Em vez de comprar algo desnecessário, porque não fazer umas bolachinhas para oferecer ao pai? Feitas por nós com amor e carinho. Ou o seu bolo favorito? Não tem jeito para a cozinha? Que tal oferecer uma foto do pai com os filhos para este colocar no escritório ou na sua mesa de cabeceira?
Já experimentou fazer uma surpresa ao seu pai e levá-lo ao cinema, a tomar um café ou a passear no parque? Ou simplesmente convidá-lo para jantar em sua casa? Tenho a certeza que qualquer um destes mimos será mais apreciado do que alguma coisa que possa comprar. Até porque  tempo que passa com o seu pai dificilmente terá preço! Eu vou almoçar com o meu pai. E vou levar-lhe uns bombons que preparei e que sei que ele vai adorar. Simples mas com amor.
E quem mais tem planos destes para o dia do pai?

Bombons para o Pai

Ingredientes para 12 bombons grandes:

200g de chocolate com 70% cacau
frutos secos a gosto ou passas (eu usei as cerejas que sobraram depois de fazer licor de cereja)

Preparação:

Derreta o chocolate em banho maria até ficar macio, aveludado e brilhante.
Entretanto parta os frutos secos (ou as passas ou, no meu caso as cerejas) em pequenos pedaços.
Encha até meio molde de bombons (se não tiver um molde apropriado, use couvetes para gelo ou caixinhas de ovos de codorniz) e coloque um pouco dos frutos picados. Termine com o restante chocolate e bata com o molde cheio na bancada da cozinha para evitar bolhas de ar e para que o chocolate se espalhe uniformemente.
Leve ao frigorífico algumas horas até o chocolate solidificar.
Coloque depois numa caixinha ou num saquinho de papel celofane e enfeite com um laço e uma etiqueta.

5 comentários:

  1. Olá Colher de Pau,
    Partilho da mesma ideia!...
    A prenda para o meu Pai foram uns almendrados que o meu Pai adora, que vi num blog chamado «As minhas receitas»...(paracozinhar.blogspot.pt) não sei se conhece, mas tem receitas óptimas!... ;-)
    Quanto ao almoço não vai ser possivel hoje, mas como a minha Mãe faz anos no fim de semana... juntamos as duas comemorações numa só e vêm lanchar cá em casa.
    Pode parecer pouco para alguns, mas eles adoram estes miminhos, feitos com muito amor e sobre tudo... atenção e lembrança que eles existem!...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  2. Olá Colher de Pau, adoro os seus blogs!!!
    Por acaso ontem estive a fazer o curd de limão que sugeriu e enchi 4 frascos. Hoje vou experimentar fazer bombons com recheio de curd de limão... Vamos lá ver como corre :D
    Depois deixo o resultado.

    Boa continuação nas suas participações um pouco por todos os meios e boa sorte para os livros, ainda estou à espera do d'As Minhas Receitas!!!!

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado esta foi a prenda que fiz com minha filhota para oferecer ao meu marido, utilizei a forma de gelo em forma de coração do Ikea e em vez de saquinho ou caixinha pus dentro de uma caneca comprada também no Ikea.Fiz com Chocolate Belga Branco e demorou 15 minutos no congelador até solidificarem. Acho que para a próxima vou experimentar os frutos.
    Tenho adorado visitar o teu blog e até tenho tirado umas dicas paras as refeições.Obrigada pela partilha.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Adorei a ideia, e já estou a imaginar a fazer estes chocolates para oferecer na Pascoa.
    Em relação ao Licor de Cereja, será que podia colocar o post com a receita?
    Bjnhx e Obrigada
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Foi precisamente o que fiz, bombons de limão e de chocolate com avela, comprei papel celofone, cartolina e fita e fiz dois sacinhos de bombons,
    para as minhas filhas oferecerem ao pai. Infelizmente eu há mto que não tenho pai.

    ResponderEliminar