quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Decorações para a mesa de Natal

As prendas estão compradas, já nos fomos abastecer de bacalhau, couves, açúcar e demais mercearias. A ementa está definida. Aos pouco começa a azáfama na cozinha. Mas antes disso não nos podemos esquecer de que maneira vamos vestir a mesa de natal para receber a família.
Eu gosto muito do ritual de colocar uma mesa bonita. De pensar que toalha vou utiizar, se vou e como vai ser o centro de mesa. Quais vão ser as cores. Se vou usar velas, ou flores, ou frutos! A refeição até pode ser singela, mas uma mesa bonita poderá fazer toda a diferença. E não é preciso ter um faqueiro Cutipol, nem copos de cristal Atlantis, nem o melhor serviço da Vista Alegre para uma mesa estar bonita. Bastam boas ideias, simplicidade e bom gosto!
Deixo-vos algumas sugestões para uma mesa de natal:

- Se tiverem um serviço de natal e o usarem optem por uma toalha lisa em branco (toda a gente tem uma toalha branca), vermelho ou verde. As toalhas com motivos natalícios ficam mais bonitas com serviços lisos (os brancos que dizem bem com tudo e ficam sempre bem!).
- Podem ainda colocar sobre a toalha caminhos de mesa, individuais, pratos marcadores. Se não têm, podem sempre usar tiras de tecido, papel, ou até cartolinas grossas para fazer marcadores e individuais.
- Prefiram guardanapos de pano a guardanapos de papel, mesmo que sejam guardanapos com motivos natalícios. Os guardanapos de pano dão logo um ar de maior elegância a uma mesa.
- Não é preciso colocar muitos copos na mesa. Um copo alto para vinho, e um baixinho para água ou sumo são suficientes. Se beberem espumante nesta noite, usem então também as respectivas flutes.
- Optem por um centro de mesa simples como castiçais com velas, um pequeno arranjo com azevinho, romãs, pinhas, ou até simples bolas de natal. Faça o seu proprio centro de natal e lembrem-se que também na decoração "menos é mais" - mas as velas são imprescindíveis nesta noite!!
- Apesar de poderem decorar a mesa de diversas cores, o vermelho, verde, dourado ou prateado nunca passam de moda nesta quadra e ficam sempre bem.
- Para um toque diferente na mesa façam pequenas ementas com o que vão servir e coloquem-nas em cada um dos lugares. Apenas precisam de computador, impressora e tesoura. Ou então manuscritas pela mão dos mais pequenos. Além disso são excelentes recordações para os anos futuros.
- Façam umas argolas para os guardanapos personalizadas: bastam rolos de papel de cozinha ou de papel higiénico. Cortem-nos formando argolas, pintem-nas ou forrem-nas com papel e decorem com estrelas, pinheiros ou sinos de papel também recortados em cartolina. Podem também escrever o nome de cada convidado para um toque personalizado.
- Podem também fazer argolas de guardanapos usando tiras de feltro verde recortadas com a forma de azevinho (como as da foto)

Pequenas e económicas sugestões para uma mesa de natal bonita e elegante!

10 comentários:

  1. Muito Bom gosto,,,

    Parabéns miga...

    e obrigado pelas dicas...

    jinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada mais uma vez pela partilha,......óptimas sugestões!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sempre sugestões com muito bom gosto!
    Quero deixar os meus votos de um Santo e Feliz Natal, com muito Amor e acima de tudo Saúde.
    Que o próximo ano seja próspero e que nos presenteís com muitas ideias e sugestões económicas, práticas e com bom gosto, tal como nos habituaste ;)
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  4. Está muito simples e elegante, e muito bonita.
    Feliz Natal!!

    ResponderEliminar
  5. optimas dicas.
    Aproveito para vos desejar umas festas muito felizes

    ResponderEliminar
  6. Estou a ficar Fã deste blog...

    Tem página no Facebook?

    ResponderEliminar
  7. Que óptimas sugestões!
    Tenho a mania de usar os chemins sempre atravessados na mesa. Mas que bem que fica um assim comprido ao meio da mesa!
    E os cabazes lá em cima. Horas trabalho. Mas q prazer deve ser dar e receber essas maravilhas!
    babette

    ResponderEliminar
  8. Boa noite. Muitos parabéns pelo blog! Gostaria de lhe colocar uma questão... utilizou algum tipo de molde para as argolas de guardanapo?

    Tania M

    ResponderEliminar
  9. Dicas Muito importantes sem dúvida , ve tanbem as minhas dicas aqui

    ResponderEliminar